Correio de Carajás

Repórter Correio

Marabá

O CORREIO levantou que Marabá tem, no momento, 600 obras residenciais ou comerciais em andamento, pelo menos as oficialmente notificadas à Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU). Desse montante, 185 são em condomínios.

Eleições

Leia mais:

Hoje, dia 2 de abril, inicia a contagem regressiva de exatos 6 meses para as Eleições de 2022. É também a data limite para desincompatibilização de todos os políticos que estejam em cargo de confiança, secretários de governo, principalmente, e que pretendem ser candidatos este ano. Com isso, uma infinidade de autoridades pediram exoneração e serão substituídas, seja no governo federal, estadual ou municipal.

Estado

Aqui no Governo do Pará, foram exonerados, a pedido: Elieth de Fátima Braga, da Secretaria de Educação; Hana Ghassan, da Secretaria de Planejamento; Úrsula Vidal, da Secretaria de Cultura; Jarbas Vasconcelos, da Secretaria de Administração Penitenciária; Iran Lima, da Casa Civil; Henderson, da Secretaria do Oeste do Pará; João Chamon, da Secretaria do Sul e Sudeste; Maneschy, da Secretaria de Ciência e Tecnologia; José Francisco, da Secretaria de Justiça; Tércio Nogueira, do Credcidadão; Giovanni Queiroz, da Agricultura e Pesca.

Municípios

Nos municípios essa situação também se repete, como no exemplo de Tucuruí, onde a primeira-dama Andréia Siqueira se despediu da Secretaria de Assistência Social e é pré-candidata a deputada federal. Em Marabá, o filho do prefeito Tião Miranda, Thiago Miranda, se desligou da Secretaria de Esporte e Lazer.

Janela partidária

De outro lado, encerrou nesta sexta-feira, dia 1º de abril, a janela partidária, período em que deputadas e deputados federais, estaduais e distritais podem trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato. Aqui no Pará, muitos deputados trocaram de legendas, com vista aos alinhamentos para disputa e cálculos de melhor chance de reeleição.

Partidos

Júnior Hage se desfiliou do PDT e agora está no PP, mesmo destino dos também deputados Luth Rebelo e José Maria Tapajós. O ex-senador Flexa Ribeiro deixou o PSDB também rumo ao PP. Victor Dias foi para o União Brasil, a convite de Celso Sabino. Também deputados, Diana Belo, Paula Gomes e Angelo Ferrari foram para o MDB e Drª Eloisa para o PSDB.

Infraestrutura

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade de Brasília (UnB) assinaram um acordo de cooperação técnico-científica visando a criação da Escola Nacional de Infraestrutura do DNIT. O documento foi assinado durante a cerimônia de transmissão de cargo do Ministro da Infraestrutura, como o último ato do Ministro Emérito Tarcísio Gomes de Freitas.

Infraestrutura II

A Escola será um centro de excelência em infraestrutura no país, construída dentro do campus da UnB, e vai permitir inúmeros acordos com demais instituições de pesquisa nacionais e internacionais. O DNIT vai investir aproximadamente R$ 60 milhões em uma edificação e na infraestrutura adjacente. O novo espaço vai possibilitar que alunos de graduação e pós-graduação façam suas pesquisas e atividades de extensão em laboratórios modernos, com aplicações práticas, realizadas em grandes obras de infraestrutura.

Enchente

O Rio Tocantins fechou o dia ontem (1º) na marca de 11,90 metros acima do normal, ou 10 centímetros a mais que no dia anterior, e pode chegar aos 12 metros hoje. Ou seja, segue como uma grande cheia e com milhares de desabrigados. A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comdec) emitiu um vídeo onde Walmor Costa pede que as famílias que precisam ir para os abrigos, procurem logo a Defesa Civil, e não deixem para procurar o órgão apenas quando a água estiver entrando na residência.

Enchente II

Devido à enchente, algumas ruas da Marabá Pioneira serão interditadas para passagem de veículos, já que os moradores reclamaram do movimento das águas danifica as portas e os portões das residências que estão alagadas, conforme informa Defesa Civil.

Auxílio

A Defesa Civil também informa que o atendimento para emissão da declaração de saque do FGTS será encerrado no próximo dia 8 de abril e as agências da Caixa estarão atendendo somente até o dia 11. A Defesa Civil pede ainda que as pessoas atingidas pela enchente organizem os documentos pessoais e o comprovante de residência para dar entrada e receber o benefício.