Correio de Carajás

Repórter Correio

Troca de comando

A 23ª Brigada de Infantaria de Selva em Marabá já tem data para troca de comando. O Exército escalou para assumir o comando de área o general-de-brigada recém promovido Maurício de Souza Bezerra. Ele toma posse durante solenidade militar no dia 14 de abril, às 11 horas, no quartel do 52º Batalhão de Infantaria de Selva para substituir o colega general Giovanni Moretto. Este último, aliás, segundo o Informex do EB, foi indicado para assumir a chefia da Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa.

Janela partidária

Leia mais:

Os anúncios das trocas de partido foram intensos ontem no Pará e devem também ser neste dia 31 de março, uma vez que na sexta-feira, dia 1º de abril, acaba a chamada janela partidária, quando políticos com mandato podem trocar de legenda sem risco de perderem seus cargos eletivos. Quem está trocando de casa está fazendo os cálculos quanto ao melhor destino para alcançarem eleição, levando em conta a força das legendas.

Convenções partidárias

Já as convenções partidárias que definem e oficializam os candidatos vão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. Legendas, federações e coligações têm até 15 de agosto para solicitar o registro de candidatura dos escolhidos. Todos os pedidos de registro aos cargos de presidente e vice-presidente devem ser julgados pelo TSE até 12 de setembro.

Aniversário de Marabá

O aniversário de Marabá, no dia 5 de abril, voltará a ter comemoração oficial e presencial este ano, depois de dois anos de pandemia de covid-19. Apesar disso apenas hoje, faltando 5 dias para a data é que a Prefeitura de Marabá promete divulgar a programação. O CORREIO levantou que será com a tradicional alvorada e café da manhã no Bairro Francisco Coelho, inauguração de obras e atividades esportivas.

Eleitoral

O número de jovens entre 15 e 18 anos que tiraram o primeiro título de eleitor até 21 de março foi de 854.685, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para emitir o documento e estar apto a votar nas eleições de outubro segue até 4 de maio. O procedimento pode ser feito inteiramente online. As novas emissões ocorrem em meio a uma campanha de mobilização promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais, que contou com a adesão de diversas personalidades.

Eleitoral II

A mobilização ocorreu após a Justiça Eleitoral identificar o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral dos últimos 30 anos. De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos de idade, cujo voto é facultativo. O menor nível de participação de adolescentes já registrado ocorreu nas eleições municipais de 2020, quando a emissão do título de eleitor caiu drasticamente para essa faixa etária e apenas 992 mil jovens tinham o documento no dia da votação.

Perícia do INSS

O Senado aprovou, em votação simbólica, o projeto que torna permanente a garantia de custeio das perícias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essas perícias são necessárias nos processos judiciais que envolvem benefícios por incapacidade e são custeadas pelo Poder Executivo federal. A matéria segue para sanção presidencial. Os recursos para esses pagamentos dependerão de “expressa autorização física e financeira na lei orçamentária anual”. Caso aprovada, a norma terá vigência indeterminada e não dependerá de prorrogação do Congresso Nacional.

Covid no Brasil

As autoridades de saúde registraram 33.937 novos casos de covid-19 em 24 horas. No mesmo período, as mortes em decorrência de complicações associadas à doença somaram 263. Com as novas estatísticas, a quantidade de brasileiros contaminados com o novo coronavírus desde o início da pandemia atingiu 29.916.334. O número de casos de covid-19 em acompanhamento está em 577.270. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta e nem resultaram em óbito.

Covid no Brasil II

O total de pessoas que não resistiram à covid-19 chegou a 659.504. Ainda há 3.071 mortes em investigação. As mortes em investigação ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demandar exames e procedimentos posteriores. Até hoje, 28.679.560 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a 95,9% dos infectados desde o início da pandemia.