Correio de Carajás

Repórter Correio

Luto na política

Faleceu em Belém nesta quarta-feira (23) o histórico político Anivaldo Juvenil Vale, ex-presidente regional do PR e PL no Pará, pai do ex-vice-governador Lúcio Vale e do atual deputado federal Cristiano Vale. Ele tinha 77 anos e a causa da morte não foi divulgada pela família. Anivaldo era pecuarista e na política era ex-prefeito de Belém, foi deputado federal por três mandatos consecutivos, entre 1995 e 2007. Sua última disputa eleitoral foi a candidatura ao Senado Federal em 2018.

Colégio militar

Leia mais:

A Prefeitura de Tucuruí está nas tratativas com a Polícia Militar para implantar uma Escola Cívico-Militar naquele município, a exemplo do que acontece em Marabá com o modelo de sucesso da Escola Rio Tocantins. Uma reunião nesse sentido aconteceu ontem (23) para tratar dos detalhes para a assinatura do Acordo de Cooperação técnica. Estiveram presentes na reunião o tenente-coronel Jonildo, comandante do 13° BPM; Irene, Secretária de Educação, tenente Márcio, e Verônica, da procuradora do Município.

Colégio militar II

A escola que deve assumir tal perfil é a ‘Manoel Carlos Silva’, no Bairro da Nova Matinha, em Tucuruí. A expectativa é de que sejam beneficiadas 350 crianças do ensino fundamental II, que residem em áreas em situação de risco. O projeto Supervisão Militar Educacional (Sume) está em expansão em diversas localidades do Estado.

Judiciário

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) iniciou a distribuição de 250 notebooks no último dia 7 de março, destinados ao uso de seu público interno de 11 Comarcas localizadas no interior do Estado. A ação de entrega do lote, concluída no dia 22, faz parte do Plano de Modernização do Parque Tecnológico do Poder Judiciário do Pará. As entregas foram concluídas em todos os municípios que compuseram a Rota Terrestre 1, composta por São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Eldorado dos Carajás, Rio Maria, Conceição do Araguaia, Santana do Araguaia, Curionópolis, Ourilândia do Norte, São Felix do Xingu e Tucumã, todos aqui no sul e sudeste do Pará.

Fotógrafos

Fotógrafos e cinegrafistas profissionais poderão comprar equipamentos importados com preços mais acessíveis. O Senado aprovou na terça-feira (22/03) projeto que prevê isenção tributária de equipamentos e materiais sem similares nacionais. O relator do PLC 141/2015, senador Esperidião Amin (PP-SC), ressalta que o benefício vale apenas para pessoa física. A proposta foi chamada de Lei Orlando Brito, em homenagem ao fotógrafo que faleceu neste mês em Brasília. Vai à sanção.

Ação nas escolas

Com o objetivo de trazer conhecimento sobre a energia elétrica utilizada no dia a dia das pessoas, a Equatorial Energia Pará está realizando ciclos de palestras educativas nos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, e Curionópolis para alunos da rede municipal de ensino. Na ação, são abordadas temáticas de segurança, meio ambiente, e economia de energia. O ciclo de palestras será realizado em três escolas municipais começando pela escola Dorothy Stang, em Parauapebas, no dia 22; depois na escola Ronilton Aridal da Silva, em Canaã dos Carajás, no dia 23; e encerrando na escola José Rodrigues, em Curionópolis, no dia 24. Todas ocorrem às 10h.

Agricultura familiar

Com a publicação do edital para adesão à Política de Atuação Integrada de Territórios Sustentáveis (PTS), quase 4 mil produtores rurais serão beneficiados com ações de regularização fundiária, acesso a linhas de crédito e seguro rural, garantia de acesso a mercado e assistência técnica rural, entre outros serviços voltados ao desenvolvimento social e ambiental. Podem se inscrever produtores, preferencialmente, produtores rurais da agricultura familiar, proprietários ou quem possui imóveis rurais com área de até quatro Módulos Fiscais Rurais dos municípios localizados nas regiões de influência Baixo Araguaia e Carajás, onde já foi implementado o Programa Territórios Sustentáveis.

Futebol

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) elegeu nesta quarta-feira (24) Ednaldo Rodrigues, de 68 anos, como o novo presidente da entidade, pelo período de quatro anos. Candidato de chapa única, Rodrigues ocupava interinamente a presidência da CBF, desde agosto do ano passado, quando Rogério Caboclo foi destituído do cargo, após acusações de assédio sexual e moral.  A eleição ocorreu menos de 24 horas após decisão do juiz Henrique Gomes de Barros Teixeira (1ª Vara Cível de Maceió) suspendendo o pleito, após ação impetrada por Gustavo Feijó, um dos oito ex-vice-presidentes da CBF (gestão Caboclo).