Correio de Carajás

Repórter Correio 12/10/19

Feriado

Este sábado, 12 de outubro, é dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e, portanto, feriado nacional. É, também, dia das Crianças, data muito importante para o comércio. Com isso, lógico, as lojas de presentes estão preparadas para funcionar normalmente e tentar faturar com as vendas de última hora. Aqui em Marabá, tais lojas devem funcionar das 8 às 13 horas, no comércio de rua. No shopping, as lojas vão funcionar normalmente, das 10 às 22 horas.

Círio musical

Leia mais:

Mesmo em recuperação de mais uma cirurgia, pela qual passou em Belém, o professor Melquíades Justiniano está envolvido com a organização do Círio Musical em Marabá, tarefa que sempre foi dele nos últimos anos. Ele tem telefonado várias vezes ao dia à equipe que está na linha de frente, repassando direcionamentos e conferindo a execução das tarefas. Com a mesma disciplina e capricho que sempre teve com essa parte da festa religiosa.

Detran

Neste final de semana, os municípios de Santana do Araguaia e São Félix do Xingu receberão mais uma etapa do Atendimento Itinerante, promovido pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran). Os serviços são disponibilizados para agilizar os processos no interior e descentralizar o atendimento do órgão. O município de Santana do Araguaia receberá a primeira fase da ação, que oferece captura de biometria e foto para primeira habilitação, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a mudança de categoria, além dos exames médico e psicotécnico.

Detran II

Já o município de São Félix do Xingu receberá a segunda fase, contemplada com a oferta dos serviços de emissão de boletos para exames teóricos e aplicação da prova e exame veicular. Os serviços de biometria serão realizados por uma equipe do Detran, a fim de cumprir o que determina a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O órgão alerta os candidatos à primeira habilitação que fiquem atentos aos documentos necessários para realizar o processo.

Barragens

O Ministério Público Federal (MPF) e a União chegaram a um acordo para que R$ 42,7 milhões sejam destinados a um programa de fiscalização de barragens de rejeitos de mineração em todo o país. A Justiça Federal já deu seu aval e homologou os termos pactuados, que incluem a contratação de servidores e a aquisição de equipamentos. As atividades deverão ser planejadas e executadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM) entre 2019 e 2021.

Barragens II

As inspeções começarão por Minas Gerais, que terá prioridade levando em conta o histórico recente de tragédias. Em novembro de 2015, o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco deixou 19 mortos em Mariana, destruiu comunidades e causou poluição ambiental em diversos municípios da Bacia do Rio Doce. Já em janeiro deste ano, mais de 250 pessoas morreram após uma estrutura de Vale romper-se em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.