Correio de Carajás

Repórter Correio

Sindicato Rural

Grande evento no dia 25 de março, no Parque de Exposição Orlando Quagliato, marca a posse da Diretoria e Conselho Fiscal do Sindicato Rural de Xinguara (SRX) para o triênio 2022-2024. O advogado e pecuarista Joel Lobato segue por mais um mandato na Presidência. O evento terá, também, a presença do governador Helder Barbalho e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (FAEPA), Carlos Xavier. Também será assinado um convênio entre Faepa e Governo do Pará.

Castanheira

Leia mais:

Com ampla distribuição na região Amazônica, a castanheira-da-amazônia (Bertholletia excelsa), castanheira-do-brasil ou castanheira-do-pará como ficou conhecida, é uma espécie fornecedora de múltiplos produtos e as suas sementes (amêndoas) são um dos principais produtos florestais não madeireiros comercializados no Brasil. Com diversos benefícios para a saúde, as sementes contribuem para a subsistência de populações, pela economia extrativista, principalmente no Brasil, Bolívia e Peru. A produção da castanha nesses países ainda é ancorada no extrativismo, mas estudo demonstra que a castanheira é uma das espécies florestais nativas mais promissoras para a formação de plantios florestais.

Castanheira II

Um artigo publicado na revista internacional Current Forestry Reports faz ampla revisão sobre a influência dos fatores ambientais relacionados ao crescimento e a produção de frutos da castanheira, em florestas nativas e em florestas plantadas. A profa. Karen Costa, da Faculdade de Ciências Agrárias da Unifesspa, é uma das pesquisadoras que assinam o artigo, junto a outros pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e de mais 15 instituições, do Brasil e do exterior.

Polícia

A Polícia Civil do Estado do Pará acaba de divulgar a realização de um novo Processo Seletivo, tendo como objetivo o preenchimento de 47 vagas, além da formação de cadastro reserva, para profissionais de níveis médio, técnico e superior. As oportunidades são para os cargos de Assistente Administrativo (35); Assistente de Informática – Técnico em Manutenção (3); Assistente de Informática – Técnico em Rede (6); Técnico em Gestão de Informática – Desenvolvedor (1) e Técnico em Gestão de Informática – Analista de Redes (2).

Linguística

O paraense, de Rondon do Pará, professor doutor Bruno Gomes, foi eleito “Destaque em Linguística” e arrematou o prêmio “José Pereira da Silva”, do Círculo de Estudos Linguísticos e Filológicos do Brasil (CIFEFIL), uma das instituições de pesquisa mais tradicionais do País na área dos estudos da linguagem. Bruno Gomes concorreu com os doutores Liliane Lemos Santana Barreiros e Nataniel dos Santos Gomes. Com 47,9% da preferência popular, o prodígio levou a melhor.

Covid no Pará

O Pará contabilizou mais 1.201 casos de Covid-19 e 9 mortes causadas pela doença, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) nesta segunda-feira (21). Agora são 744.300 pessoas diagnosticadas com a doença desde março de 2020, sendo que 18.032 morreram. Houve oito novos casos confirmados e uma morte registradas nos últimos sete dias. Em relação à subnotificação das prefeituras, foram confirmados mais 1.193 casos de Covid-19 e 8 mortes ocorridas em dias anteriores.

Covid no Pará II

O Pará possui, com isso, 706.033 recuperados, 157.013 descartados e 77 casos em análise. Em relação à ocupação de leitos na rede estadual, o Pará tem ocupação de 9% dos 86 leitos clínicos e 25% dos 107 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Prefeito turista

O Ministério Público do Pará investiga as despesas de uma viagem luxuosa feita com dinheiro público pelo prefeito de Parauapebas, sudeste paraense. O custo da atividade chamou atenção da Justiça. Ao todo, a viagem custou aos cofres públicos mais de R$ 200 mil. O caso foi denunciado em ampla reportagem aqui no CORREIO. No início de março, o prefeito Darci Lermen e o vice João do Verdurão tiveram os mandatos cassados por suspeita de ‘Caixa 2’ durante as últimas eleições municipais, mas continuam no cargo porque cabe recurso da decisão.

Prefeito turista II

A ida do prefeito a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foi no período de 25 de fevereiro a 6 de março. O evento foi transmitido online, mas contou com a presença de uma comitiva de Parauapebas, com quatro pessoas. Só com hospedagem o gestor gastou R$ 27 mil.