Correio de Carajás

Repórter Correio

Ponte do Araguaia

A obra de construção da ponte sobre o Rio Araguaia, entre São Geraldo (PA) e Xambioá (TO), segue dentro do cronograma, e ainda com previsão para inauguração em setembro. Como previsto, o presidente da República Jair Bolsonaro, deve ir visitar a obra na terça-feira, dia 22 de março. Ele vai a Araguaína (TO) para compromissos na cidade e de lá decola em helicóptero até Xambioá. Não está confirmado se ele vai pousar e interagir com a população local. A princípio será apenas um sobrevoo.

Incra

Leia mais:

O governo federal entregou nesta sexta-feira (18), em Rio Branco, uma nova leva de títulos de terra para famílias de agricultores que vivem em assentamentos da reforma agrária. O evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, de políticos e autoridades locais. Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), desde 2019, mais de 320 mil famílias que vivem em assentamentos tiveram seus lotes titulados.

Incra II

O número agora é de 326 mil famílias regularizadas com títulos em todo o território brasileiro, e isso em três anos, disse o presidente da autarquia, Geraldo Melo Filho. Ao todo, existem cerca de 1 milhão de famílias instaladas em mais de 9 mil assentamentos no país. “Mais que um pedaço de papel, [é] a garantia [de] que esse pedaço de terra é de vocês”, afirmou o presidente Bolsonaro durante o evento.

Seleção no Pará

Após a reunião entre o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, na última quarta-feira (16), ficou decidido que a Seleção Brasileira de Futebol irá fazer a reabertura do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, no dia 28 de setembro de 2022.

Concurso da Sefa

Neste domingo (20), 10.085 candidatos farão a prova referente ao concurso público C-213 da Secretaria da Fazenda (Sefa), que prevê o preenchimento de vagas para o cargo de fiscal de receitas. O certame será aplicado pela empresa organizadora Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) e as provas ocorrerão de forma descentralizada em Marabá e nas cidades de Altamira, Belém, Santarém, Itaituba e Redenção, nos turnos da manhã e tarde, com a abertura dos portões pela manhã às 7h e o fechamento às 8h. Para as provas do turno da tarde, a abertura dos portões será às 14h e o fechamento 15h.

FGTS

Foi publicado no dia 18 no Diário Oficial da União a Medida Provisória (MP) 1105/2022 autorizando o saque extraordinário das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no valor de até R$ 1 mil, independentemente do número de contas que tenha. Os pagamentos serão feitos pela Caixa Econômica Federal. O calendário de saques começa em 20 de abril e vai até 15 de junho. O dinheiro ficará disponível até 15 de dezembro, quando voltará para a conta vinculada do FGTS.

FGTS II

O dinheiro vai ser disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador pelo aplicativo Caixa Tem. A medida também autoriza a criação de poupança social digital na Caixa para os trabalhadores que não possuem conta bancária na instituição. Segundo o governo, poderão efetuar o saque cerca de 42 milhões de pessoas. A estimativa é que sejam injetados R$ 30 bilhões na economia caso todos os trabalhadores retirem o dinheiro. A liberação do saque tem como objetivo diminuir o comprometimento de renda e o endividamento das famílias por conta da crise sanitária provocada pela pandemia de covid-19 e pela inflação.

Deltacron no Pará

Cientistas identificaram a existência de uma nova variante do SARS-CoV-2 que combina as variantes Delta e Ômicron. Virologistas de Paris, identificaram e submeteram dados da sequência genômica completa da ‘Deltacron’ à base de dados internacional da covid-19, confirmando oficialmente a variante. O ministro da Saúde confirmou o registro de dois casos positivos da variante Deltacron no Brasil. Marcelo Queiroga disse que os dois casos são de moradores do Amapá e do Pará.

Deltacron no Pará II

Os estados da região Norte possuem baixos índices de imunização quando comparados ao de outras regiões, portanto o Ministério da Saúde está investindo em campanhas para incentivar a vacinação contra a Covid-19 nessa área. Dados do Consórcio de Veículos de Imprensa, o Amapá, apresenta 45,5% da população imunizada com as duas doses. Em Roraima, é de 47,9%.