Correio de Carajás

Repórter Correio

Volta da Expoama

O Sindicato dos Produtores Rurais (SPRM) bateu o martelo e vai retornar com a Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) em 2022, depois de dois anos sem o evento, em razão da pandemia de covid-19. Segundo o presidente Ricardo Guimarães, a única dúvida ainda é sobre a data exata, que dependerá da disponibilidade de agenda das atrações musicais que a organização planeja trazer. O mais provável é que ocorra no período de 9 a 16 de julho, e não no início do mês, como tradicional.

Completa

Leia mais:

Como o evento deste ano marca a retomada da exposição, que é considerada a maior do interior do Estado, a diretoria quer que a feira seja completa, com muitos leilões, expositores, rodeio e cavalgada.

Empretec

Evento empresarial altamente disputado todos os anos, o Empretec já tem data confirmada para Marabá, segundo o Sebrae – Agência Carajás. As entrevistas para admissão acontecem de 25 a 29 de abril e o seminário de 2 a 7 e maio.

Vereador preso

O vereador Antônio Marques, de Igarapé-Miri, mais conhecido como “Toninho do Murutinga” (MDB), foi preso temporariamente nesta quarta-feira (16), por determinação da Justiça, acusado de envolvimento no assassinato de um jovem, ocorrido na Vila Murutinga, zona rural de Abaetetuba, na Região do Baixo Tocantins, nordeste paraense. O vereador foi preso e conduzido por investigadores para a Delegacia de Abaetetuba, onde está à disposição da justiça local, aguardando encaminhamento para uma penitenciária, o que pode ocorrer a qualquer momento. As informações foram repassadas pela Polícia Civil.

Vereador preso II

O mandado de prisão foi solicitado pela autoridade policial, baseado em inquérito policial que apura o suposto envolvimento do vereador na morte de um rapaz de 22 anos, ocorrida na localidade Murutinga, onde o político também tem residência. Além do mandado de prisão foram expedidos mandados de busca e apreensão em alguns endereços do vereador. A distância da Câmara Municipal de Igarapé-Miri para Abaetetuba é de cerca de 43 quilômetros.

Sustentabilidade

O Programa Territórios Sustentáveis estimula o desenvolvimento econômico com baixas emissões de carbono e concilia o avanço socioeconômico à conservação ambiental. Nesta terça-feira (15), o TS foi o tema do encontro realizado, em Marabá, no sudeste paraense, com produtores da região e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Marabá, com a participação de mais de 70 pessoas entre produtores, autoridades locais e representantes de classe.

Sustentabilidade II

O evento marcou a expansão do programa. A servidora Gabriela Polaro, representante da Adepará no TS, informou que a partir deste mês as ações do programa vão integrar também as gerências de Marabá, Redenção, Xinguara, Tucumã e São Geraldo.

Cadastro Ambiental

O Estado do Pará já conta com 48 municípios habilitados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para realizarem a análise e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), documento autodeclaratório obrigatório para imóveis rurais. Água Azul do Norte, Bannach e Cumaru do Norte, municípios da região do Araguaia, além de Placas, integrante da região Xingu tiveram sua habilitação concluída neste mês de março, são os mais novos municípios aptos a analisar e validar os cadastros.

Cadastro Ambiental II

Os municípios que finalizam os seus processos de habilitação podem analisar o cadastro de imóveis rurais, agilizando e fortalecendo os processos de regularização ambiental e os procedimentos de licenciamento.

Fertilizantes

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, propôs, ontem (16), ao participar de um evento virtual, que as recentes sanções comerciais e econômicas que as principais economias ocidentais impuseram à Rússia e a Bielorrússia não se apliquem às negociações de fertilizantes. Para a ministra, as restrições à compra e venda de fertilizantes provenientes da Rússia e da Bielorrússia como forma de pressionar politicamente os dois países desestabilizará a oferta dos insumos agrícolas, já que as duas nações são importantes fornecedores mundiais.