Correio de Carajás

Repórter Correio

Sem táxi aéreo

No próximo dia 4 de maio terá passado um ano do falecimento do histórico comandante Antônio Carlos Junqueira, aviador que não apenas era uma referência na sua profissão, mas que também salvou muitas vidas, transportando enfermos para centros de saúde mais avançados. Ocorre que, desde então, Marabá está sem nenhuma empresa de táxi aéreo ou UTI aérea local, operando. Quem dependa dessa modalidade de transporte por alguma emergência, precisar acionar de outra cidade e aguardar a chegada.

Sem táxi aéreo II

Leia mais:

Junqueira, além de piloto com décadas de experiência, era o responsável técnico pela sua empresa e hangar no Aeroporto de Marabá. A retomada operacional é muito mais complicada sem a presença dele, mas acontecerá, segundo a família, que tem interesse em seguir o legado do comandante. Junqueira era um apaixonado pelo que fazia e trabalhou, inclusive, para incentivar outros empresários do setor a se instalarem em Marabá, mas a tarefa era árdua. Ele faleceu em decorrência de complicações da covid-19.

Perigo em casa

Homens do Corpo de Bombeiros de Parauapebas foram acionados na manhã de ontem (14) às pressas depois que um botijão de gás explodiu em uma residência da Rua P5, no Cidade Jardim. O casal dono do imóvel estava dormindo na hora e escapou da morte. Mesmo assim os dois ficaram gravemente feridos e foram socorridos em ambulâncias até o Hospital Municipal de Parauapebas (HMP).

Briga de rua

Dois homens, que seriam flanelinhas nos arredores da praça São Francisco, em Marabá, travaram uma briga corporal violenta ontem, com direito a golpes de ripa de madeira na cabeça de um deles. Resultado: a Polícia Militar ainda chegou a tempo de dar voz de prisão ao principal agressor, o que usou a madeira como arma, e o outro envolvido foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

ICMS

Sem vetos, foi sancionada a Lei Complementar 192, de 2022, que altera a regra de incidência do ICMS sobre os combustíveis para ajudar a frear os preços nas bombas. Na semana passada, a Petrobras anunciou novo reajuste, com alta de 18,8% para a gasolina e de 24,9% para o diesel, alguns dos produtos que mais inflacionaram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos doze meses. O substitutivo do Senado ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 11/2020 foi aprovado pelos senadores na quinta-feira (10) e, posteriormente, no início da madrugada de sexta, na Câmara dos Deputados.

ICMS II

A nova norma fixa que a cobrança do imposto sobre combustíveis, inclusive importados, incidirá só uma vez. Antes ela incidia em várias fases da cadeia produtiva. A lei também concede isenção do PIS/Pasep e da Cofins em 2022 sobre os combustíveis. Deverão ser submetidos a essa tributação o diesel, o biodiesel, a gasolina, o etanol anidro (que é misturado à gasolina), o gás liquefeito de petróleo (GLP) e o gás liquefeito de gás natural (GLGN).

Guerra

O eventual prolongamento da guerra entre Rússia e Ucrânia pode afetar a saúde financeira da indústria brasileira, disse ontem (14) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a entidade, o setor já está sendo afetado pelo encarecimento das commodities (bens primários com cotação internacional). Em relatório, a CNI diz que a alta internacional dos preços de matérias-primas agrícolas, minerais e energéticas aumenta a pressão sobre a inflação, já afetada pela pandemia de covid-19.

Guerra II

Para a CNI, a alta da inflação poderá resultar em aumentos adicionais nos juros, no Brasil e no exterior, com impacto negativo sobre a economia brasileira. De acordo com o gerente executivo de Economia da CNI, Mário Sérgio Telles, os efeitos do conflito sobre a indústria e a economia brasileira dependem da duração do conflito. Para Telles, uma guerra longa pode influenciar as exportações do Brasil como um todo, ao fazer a economia global desacelerar. No caso brasileiro, a elevação do preço dos minérios e dos produtos agrícolas deve ter efeitos mais imediatos sobre a inflação.

Agendamento

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou ontem (14) o serviço de agendamento presencial nas agências de todo o país. A modalidade, que permite marcar um horário para ser atendido, foi suspensa em função da pandemia de covid-19. O agendamento pode ser feito pelo site, pelo aplicativo Meu INSS ou telefone 135.