Transporte
Durante a sessão de terça-feira da Câmara de Marabá, diversos temas foram abordados. Um dos que tiveram destaque foi a mobilidade urbana. De acordo com os parlamentares, é fundamental que o poder público dê celeridade na discussão do tema, para que o município e a população não sofram tanto com a precariedade do transporte público, por exemplo. A ideia é montar um plano de mobilidade urbana a ser desenvolvido por sociedade, parlamentares, Poder Executivo e universidades, passando por todos os pontos e interessados, tanto o transporte coletivo, como os alternativos.
Mineradoras
Leia mais:Outra temática muito discutida nesta primeira sessão do Legislativo foi em relação às mineradoras Vale e Buritirama. Os vereadores avaliam que a primeira deve sentar para discutir condicionantes satisfatórias para o núcleo São Félix, em contrapartida à duplicação da ponte rodoferroviária do Rio Tocantins, como por exemplo, realizar a duplicação da rodovia PA-150, entre São Félix até Morada Nova.
Mineradoras II
Os vereadores ainda criticaram o débito da Buritirama com Marabá e, principalmente, com a região do Rio Preto, visto que não cumpriu a promessa de asfalto e não tem repassado os royalties devidos pela exploração do minério na região.
Mudando de sigla
Ex-governadora do Pará, Ana Júlia Carepa fez longa postagem ontem (16) nas redes sociais anunciando e explicando o seu retorno ao Partido dos Trabalhadores (PT), após 5 anos no PCdoB. “Volto ao PT depois de conversar comigo mesma e também com companheiras e companheiros a respeito do papel que me cabe nessa conjuntura política…”, disse em parte do longo texto.
Energia solar
O agravamento da crise hídrica e a consequente alta da energia elétrica têm levado os consumidores a buscarem uma maior economia financeira na produção de energia limpa e renovável. “No ano de 2021, o Brasil teve um crescimento de 65% na produção de energia solar em relação ao ano de 2020”, destaca Jéfferson Neri, engenheiro mecatrônico. “Essa procura vem em resposta aos constantes aumentos no valor da energia elétrica, que no último ano teve um aumento de 25%”, estima.
Mudança na lei
Essa demanda deve crescer este ano, com a Lei 14.300/22, que institui o marco legal da micro e minigeração de energia. De acordo com o engenheiro, a lei garante que as unidades consumidoras já existentes, assim como as que protocolarem acesso na distribuidora no ano de 2022, terão direito a continuação, por mais 25 anos, dos benefícios oferecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE).
Universidade
unifesspa A (Unifesspa) adota, em seu processo seletivo por meio do Sistema de Seleção Unificada, o SISU, a reserva de 50% das vagas nos cursos de graduação, conforme a Lei nº 12.711/2012. Trata-se de uma política de ação afirmativa que tem como principal objetivo promover oportunidades para grupos sociais e/ou raciais que, historicamente, sofrem com a desigualdade. É necessário que todos os candidatos a essas cotas tenham feito o Ensino Médio integralmente em escolas públicas. Quer conferir como funcionam as cotas? Da uma olhadinha no material do nosso Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade, o Nuade.
Ninguém escapa
Uma comitiva de vereadores de Moju foi assaltada em viagem para Belém. Segundo informações, os vereadores pararam para tomar café em um estabelecimento da Alça Viária, quando dois criminosos entraram e assaltaram as pessoas que estavam no local, incluindo os parlamentares.
Covid no Pará
O Pará contabilizou, nesta quarta-feira (16), mais 3.514 novos casos conhecidos de covid-19 e 25 mortes causadas pela doença. Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), agora são 694.561 pessoas diagnosticadas com a doença desde março de 2020, sendo que 17.611 mortes acumuladas. O boletim aponta mais 272 novos casos e 4 óbitos dos últimos 7 dias; e mais 3.242 casos e 21 óbitos de dias anteriores.
Covid no Pará II
O Pará possui 647.976 recuperados, 156.072 descartados e 92 casos em análise. Em relação à ocupação de leitos na rede estadual, o Pará tem ocupação de 44,24% dos 165 leitos clínicos e 70.45% dos 132 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). No atendimento pediátrico, a ocupação está 60% das UTIs destinadas para crianças.
Despedida
Comerciante muito conhecido em Marabá nas décadas de 1980 e 1990, com a Casa Araguaia, no Centro, Mohamed Ezzedine Birani faleceu no dia 15 de fevereiro, vítima de complicações da covid-19. Mesmo com as três doses da vacina, não conseguiu escapar da fatalidade da doença, que rendeu 20 dias de internação, antes do óbito. Mohamed era libanês, tinha 65 anos, e seus três filhos Samir, Sannah e Hannah são nascidos em Marabá. Ele atualmente era radicado em Ercarnacion, no Paraguai.