Enchente
O Rio Tocantins finalmente recuou da cota de alerta (nível de 10 metros acima do normal) em Marabá na quinta-feira, dia 10, e ontem estava em 9,86 acima do normal. O Boletim de Vazões e Níveis divulgados pela Eletronorte prevê que o rio continue recuando até a marca de 9,60 na segunda-feira, dia 14.
Volta da Câmara
Leia mais:De recesso desde dezembro passado, a Câmara Municipal de Marabá retomada seus trabalhos em plenário na terça-feira, dia 15 de fevereiro. Será a primeira sessão legislativa de 2022.
Eleitoral
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, promoveu visita à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) esta semana. Na pauta do encontro com o presidente da Casa, Chicão, e outros deputados, estava o processo eleitoral de 2022. A Justiça Eleitoral organiza, fiscaliza e realiza as eleições regulamentando o processo eleitoral, examinando as contas de partidos e candidatos em campanhas.
Alistamento
Na visão da presidente Luzia Nadja, o primeiro grande desafio que a justiça tem é o fechamento do cadastro eleitoral, que vai até o dia 4 de maio. Isso significa que, o eleitor deverá usar do serviço do TRE-PA, para tirar seu título de eleitor e, assim, garantir constitucionalmente o direito ao voto.
90 anos
No próximo dia 24 de fevereiro, a Justiça Eleitoral comemora 90 anos de existência. São nove décadas de histórias de pessoas que contribuem diariamente para a consolidação da democracia do país. Para celebrar a data, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicará matérias que detalham as atribuições dos órgãos que compõem esta justiça especializada e, principalmente, que contam a trajetória de quem trabalha duro para assegurar o direito de escolha dos nossos representantes políticos. Em junho, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, completará 74 anos.
Raio
Se em campo o jogo entre Águia de Marabá e Independente Campeonato Paraense de futebol ficou apenas no 0 a 0, uma outra ocorrência deu o que falar entre os torcedores, após um enorme susto. As equipes já estavam em campo no Estádio Zinho Oliveira, quando começou um temporal com raios e trovões. E um desses raios caiu ali perto do estádio, na Marabá Pioneira, causando um enorme clarão no céu e assustando a todos. Os atletas até chegaram a se jogar no gramado. Foi aos 17 minutos do primeiro tempo. A partida só foi retomada três minutos depois, mas ainda sob forte chuva.
Saúde bucal
Marabá, Parauapebas e outros 12 municípios do Pará estão no mapa da pesquisa sobre saúde bucal que o Ministério da Saúde (MS) lançou nesta sexta-feira (11), em Brasília (DF), a ser realizada de fevereiro até junho deste ano. Como repassa o MS, esse é o maior levantamento sobre o tema já feito no Brasil, e o investimento total na pesquisa, feito pela Secretaria de Atenção Primária, é de R$ 4 milhões. Ao todo, serão consultados mais de 50 mil moradores de 422 municípios, incluindo Belém, Abel Figueiredo, Ananindeua, Barcarena, Cametá, Castanhal, Jacundá, Monte Alegre, Paragominas, Santarém, São Miguel do Guamá e Tucuruí.
Saúde bucal II
O foco do trabalho – terceira edição da pesquisa SB Brasil – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – é analisar a saúde bucal e identificar as principais doenças ou problemas odontológicos da população e, assim, subsidiar políticas públicas. A partir deste mês até junho, a pesquisa entra na etapa de coleta de dados, começando pelas capitais brasileiras e alcançando, posteriormente, o interior.
Contratações
O Pará registrou quase 9.500 contratações de jovens aprendizes no ano de 2021, sendo o estado com os maiores índices na região Norte no período, segundo mostra o estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA).
Contratações II
De janeiro a dezembro de 2021, foram contratados formalmente o total de 9.490 jovens aprendizes em todo o Pará, cerca de 2.346 novos jovens profissionais em comparação com o ano de 2020, que registrou 7.144 contratações. O levantamento também aponta que mais da metade dos contratados eram do sexo masculino, alcançando o total de 5.051 jovens e o restante total de 4.439 eram do sexo feminino.
Força Nacional
O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o envio de agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para Mato Grosso a fim de auxiliar os servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) a garantir a integridade dos índios que vivem nos territórios de usufruto exclusivo dos Kawahiva e dos Piripkura. Assinada pelo ministro Anderson Torres, a Portaria nº 21, publicada no Diário Oficial da União, estabelece que o efetivo empregado na missão atuará “nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.