Correio de Carajás

Repórter Correio 08/01/2019

Faça o que eu digo, não o que eu faço

O deputado eleito Toni Cunha (PTB) soltou nota nas redes sociais no final de semana criticando pretensa indicação política em órgãos do Estado sem saber os reais critério de tais nomeações, emanadas dos comandos da PM e Polícia Civil. Soa estranho que nos bastidores o futuro deputado também busque indicações desse mesmo governo que ele, antes, dizia não acreditar. Vai entender, né?!

Trem de Passageiros

Leia mais:

O número de pessoas que preferiram viajar no Trem de Passageiros da Vale em dezembro de 2018 aumentou em 5% em comparação ao ano anterior, segundo confirmou ontem a empresa a este CORREIO. Ao todo, 34.360 pessoas viajaram pelos trilhos que interligam os estados do Maranhão e Pará no último mês. Para atender a demanda, a Vale anuncia ter colocado cinco vagões extras entre carros da classe econômica, executiva e restaurante, o que representou um aumento de 43% no total de vagas disponíveis. As vagas extras devem continuar durante o mês de janeiro.

Trem de Passageiros II

Entre os motivos apontados por quem escolhe o Trem de Passageiros da Vale estão a tarifa – que tem o preço em média 40% menor que o bilhete de ônibus -, o conforto, já que todos os vagões são climatizados, com tv, restaurante e adaptados para pessoas com deficiência – e a segurança. Em 2017, a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) classificou as ferrovias da Vale como as mais seguras do Brasil. Ao longo dos 900 quilômetros de ferrovia, são 15 pontos de parada. Por ano, o Trem chega a transportar em média 300 mil pessoas.

Táxi

A tarifa de táxi dentro de Marabá não aumentou na virada de ano, como é comum. Vem a mesma, aliás, há dois anos, como explicado em recente reportagem do CORREIO. Certamente o efeito da concorrência maior tem influência nesse congelamento do taxímetro.

Transporte de APP

De outro lado, os concorrentes imediatos do táxi, Uber, 99 e outros que atendem os clientes via chamado de um aplicativo de celular, ainda andam bem tímidos em Marabá. Muita gente já usa, mas parece que a disponibilidade anda bem restrita ao centro da cidade. Em alguns dias e horários da noite, ou bairros afastados, é bem sofrido conseguir um carro disponível.

E a CNH?

Deu muito o que falar o anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) de que vai aumentar o prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação. Hoje, a CNH vale por 5 anos. A intenção é que mude para 10 anos.

Detran

Quem procurou o Detran neste início de semana encontrou o órgão ainda sem atendimento ao público. Como dito aqui no Jornal, em reportagem do final de ano, o sistema segue em atualização até hoje, portanto o atendimento deverá ser retomado neste dia 9. A parada seria para atualização de taxas e manutenção do sistema. Ocorre anualmente, nesta época.

OAB

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, fez chegar às mãos de Haroldo Gaia Pará, aqui em Marabá, diploma de reconhecimento do Conselho Federal pelo seu destacado trabalho na defesa do estado democrático de Direito. A OAB emitiu tal diploma como parte do aniversário de 30 anos da Constituição.