100 mil recuperados
O Pará registrou 100.080 pacientes recuperados de Covid-19 no domingo (5), o equivalente a 88% do total de casos confirmados: 114.535, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Pouco mais de 4% referem-se a óbitos relacionados à doença, o que indica que o vírus está agindo em 8% dos confirmados – cerca de 9.350 pessoas.
Leitos
Leia mais:Em março, no início da pandemia no Estado, o Pará contava com apenas 26 leitos clínicos e três UTIs para atender os pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Em pouco mais de três meses, a oferta saltou para 1.523 leitos clínicos e 702 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), totalizando 2.225 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. O Estado também tem 27 leitos de UTI pediátricos e 24 leitos de UTI neonatal, além de 70 leitos em alas exclusivas para pacientes indígenas nos hospitais de campanha de Belém, Marabá e Santarém.
Ambiental
No último fim de semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) atendeu pelo menos 10 denúncias de queimadas urbanas. Em uma delas, na Folha 16, Nova Marabá, ocorreu autuação de uma pessoa em consequência dessa prática. Ontem, 6 de julho, a Semma trabalhava integrada com a Defesa Civil Municipal no atendimento de queimadas no perímetro urbano de Marabá, inclusive com disponibilização de um carro-pipa para o combate ao fogo, com capacidade para 20 mil litros de água. Segudo a Lei Municipal nº 13.193/93, artigos 62 e 63, inciso IX, em consonância com a Lei nº 16.885 de 2002, artigo 25, inciso II (Lei do meio ambiente municipal), que prevê multa de R$ 50,00 a R$ 50.000.000,00.
Poluição Sonora
Ainda sobre o final de semana, a Semma juntamente com o Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, atendeu cerca de 40 denúncias de poluição sonora, resultando em pelo menos nove notificações e apreensões de três caixas amplificadas. Segundo Paulo Chaves, coordenador de Fiscalização da Semma, as apreensões de caixas amplificadas aconteceram em pontos diversos, uma no bairro Liberdade, outra no Bom Planalto (ambos no núcleo Cidade Nova), e uma terceira na Folha 33, Nova Marabá.
Energia
A pandemia do novo coronavírus provocou redução no consumo de energia elétrica no país por grandes setores como a indústria e o comércio e também o aumento da inadimplência. Para reduzir o impacto nas distribuidoras e nos consumidores, o Governo Federal realizou uma série de ações, como a suspensão do corte de energia elétrica por falta de pagamento de abril até o fim de julho. Também foi instituída a isenção de tarifa de energia para o consumidor de baixa renda por 90 dias.
Crédito
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta segunda-feira (6) a isenção da cobrança de Tarifa de Abertura de Crédito (TAC) da linha de crédito para o Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A tarifa vinha sendo efetivada no momento da contratação, como acontece com todos os produtos de crédito. Clientes que já efetivaram o contrato terão devolução efetuada pela Caixa em conta da empresa.
Crédito II Criada para auxiliar as micro e pequenas empresas durante a crise do novo coronavírus, a nova linha oferece empréstimos de até 30% da receita anual registrada em 2019. As contratações devem ser realizadas em até três meses a partir de 18 de maio, data de publicação da Lei n° 13.999/2020, podendo o prazo ser prorrogado por mais três meses. Pelo Giro Caixa Pronampe, os financiamentos têm prazo total de 36 meses – sendo oito meses de carência para começar a pagar e financiamento em 28 parcelas. A taxa de juros anual máxima é igual à taxa básica de juros (Selic) + 1,25% ao ano.