Correio de Carajás

Repórter Correio 05/11/19

Transporte gratuito

Em conversa com o secretário Regional de Governo, João Chamon Neto, que se encontra em Belém em agenda de governo, o governador Helder Barbalho garantiu para os estudantes de Marabá e Tucuruí transporte público gratuito dentro das cidades para quem vai fazer a segunda prova do Enem 2019. Tal situação foi ofertada pelo governo aos estudantes de Belém no último domingo e Helder garantiu também para Marabá na próxima etapa no final de semana.

Transporte gratuito II

Leia mais:

Os detalhes e a parte formal do entendimento do governo com as empresas de transporte coletivo serão tratados por Chamon, que já está se movimentando.

Bombas de combustível

A partir de dezembro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vinculado ao Ministério da Economia, só vai aprovar modelos de bombas medidoras de combustíveis líquidos (gasolina, diesel e etanol) que tenham certificação digital. O objetivo é coibir a ocorrência de fraudes no abastecimento ao consumidor final. A informação foi dada ontem (4) pelo chefe do Setor de Medição de Fluidos do instituto, Edisio Alves Júnior.

Bombas de combustível II

As bombas medidoras têm um componente que faz a medição e um mostrador que apresenta o resultado para o consumidor. O Inmetro observou que muitas das fraudes ocorriam na comunicação entre a medição e a indicação do resultado. “Com esse sistema de certificação digital, o Inmetro garante que o resultado da medição é assinado digitalmente, de tal maneira que a gente sabe que a informação que chega no indicador realmente foi produzida pelo medidor”.

Aplicativo de celular

Segundo o Inmetro, as novas bombas com certificação digital vão se comunicar com o consumidor, por meio de um aplicativo de celular. “Ele vai poder ver o resultado tanto no celular dele, como no indicador da bomba”, disse o chefe do Setor de Medição de Fluidos do Inmetro. Bem, a se confirmar a providência, alguns donos de postos que usam da prática lesiva ao consumidor terão de mudar de ramo ou vão ter sérios problemas.

Depois de muita cobrança

Não foram poucas as queixas e demonstrações de revolta dos moradores da região do Geladinho ao longo dos últimos anos por uma solução definitiva para a ponte sobre o rio de mesmo nome. Pois bem, ontem a Prefeitura de Marabá anunciou que está em construção uma nova ponte, e desta vez de metal no lugar da que é feita em madeira. São mais de 30 anos dessa luta. Trilhos serão usados como base na estrutura.

Geladinho

De acordo com Luiz Gustavo Mota Melo, engenheiro da empresa responsável pela obra, a ponte terá 50 metros de extensão e 5 metros de largura, para isso serão utilizados 36 trilhos na base da estrutura e mais 70 trilhos de 12 metros na montagem da pista. Ainda segundo ele, as obras estão dentro do cronograma de execução e a expectativa é que a conclusão da ponte deve acontecer até 20 de dezembro deste ano. “Estamos trabalhando com duas equipes, utilizamos duas ‘bate-estacas’ e um caminhão munck, então acreditamos que estaremos entregando a ponte até a metade do mês de dezembro”, afirma.