Correio de Carajás

Repórter Correio 01/02/2020

Coronavírus

O Instituto Evandro Chagas, do Pará, passou a ser um dos três laboratórios do Brasil envolvidos nas análises de casos suspeitos de contaminação por coronavírus. Os outros dois são a Fundação Osvaldo Cruz e o Adolfo Lutz, em São Paulo. Até então, as análises laboratoriais no Brasil estavam todas concentradas na Fundação Osvaldo Cruz. O último boletim do Ministério da Saúde mostra que, no Brasil, 12 pacientes estão com suspeita de terem contraído o vírus.

Coronavírus II

Leia mais:

Para a proteção dos profissionais de saúde da rede pública, o governo promete lançar licitação para aquisição emergencial de equipamentos de proteção individual. O quantitativo de materiais a serem adquiridos ainda está sendo definido. Entre os itens estão máscaras cirúrgicas, gorro, protetor facial e luvas.

Emergência

Outra ação do governo em meio a disseminação do vírus internacionalmente foi reativar o Grupo Executivo Interministerial de Emergência em Saúde Pública, que já atuou em outras emergências de saúde pública, como a da influenza. Coordenado pelo Ministério da Saúde, o grupo reúne representantes de órgãos como Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Defesa, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento, Gabinete de Segurança Institucional e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Correios

O Governo acaba de autorizar reajuste de 4,3% nas tarifas postais dos Correios. Quem aprovou foi o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, como revisão deste ano das tarifas dos serviços postais e telegráficos nacionais e internacionais, prestados exclusivamente pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Em 2019, o reajuste médio dos preços havia sido de 0,3893%. Segundo os Correios, o primeiro porte da carta comercial (até 20 gramas) passou para R$ 2,05. As cartas e cartões postais internacionais na modalidade econômica passaram para R$ 1,65 na primeira faixa.

Correios II

A empresa explica que as novas tarifas não se aplicam ao segmento de encomendas (PAC e Sedex) e marketing direto e que o reajuste médio dos valores segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, que fechou 2019 em 4,31%.

Roubo a banco

Depois de um bom tempo sem notícia de roubo a banco no Pará, nova ocorrência se deu no último dia 30, em Ipixuna do Pará, sudeste do Estado. O alvo foi uma agência do Bradesco e pelo menos 18 pessoas participaram do crime e aterrorizaram a cidade na madrugada. O grupo fugiu pelo ramal “da 13” localizado na cidade. Policiais Civis de Ipixuna do Pará, Paragominas, Mãe do Rio, Aurora do Pará e São Miguel do Pará já integram uma força-tarefa pelas buscas aos criminosos.