📅 Publicado em 13/10/2025 16h50
Um RE-PA não é apenas um jogo de futebol. É um acontecimento. É um campeonato à parte. Sempre foi assim, mas o clássico desta terça-feira (14), às 19h30, no Mangueirão, tem muito mais coisa em jogo do que sonha nossa vã filosofia. Enquanto o Remo luta para entrar no G4 da Série B, o Paysandu – praticamente rebaixado – sonha em impedir o acesso do rival e em manter um fio de esperança para não cair para a Série C.
O Papão segura a lanterna da Série B, com 26 pontos, a 10 pontos da Ferroviária, primeiro time fora da zona de rebaixamento. A missão do Paysandu é quase impossível, pois teria que vencer pelo menos sete dos oito jogos que faltam. Detalhe: em 31 jogos, o Bicolor só venceu cinco. Detalhe número dois: uma dessas vitórias foi justamente contra o Remo.
Por isso mesmo, o goleiro Matheus Nogueira, do Paysandu, prestes a jogar seu oitavo RE-PA, afirmou à Imprensa de Belém: “É um campeonato à parte, independente da situação em que o rival está ou a que nós estamos. A gente sabe que, quando o jogo começa, esquece favoritismo, tabela, planejamento, esquece tudo”.
Leia mais:
Já a situação do Remo é confortável em relação ao Paysandu, pois está em 8º lugar na tabela. Mas, em relação ao campeonato, não é tão confortável assim, pelo mesmo motivo: está “apenas” em 8º lugar.
A distância para o Goiás (4º colocado) é de quatro pontos. Ou seja, mesmo que o Leão vença, ainda não entra no G4. Mas certamente se mantém na briga até a reta final da competição. Porém, uma derrota para o rival pode deixar as chances de acesso bem reduzidas.
Por esse motivo, o Leão precisa de todo o apoio da torcida. Algo que vai ter, pois em menos de 24 horas após o início das vendas dos ingressos, a torcida do Remo esgotou todos ingressos disponíveis.
Válido pela 32ª rodada da Série B, o RE-PA desta terça-feira é o de número 780. Vale dizer que no primeiro turno, dia 21 de junho, o Paysandu venceu por 1×0 o clássico de número 779.
Quem vencerá o RE-PA desta terça? Lá pelas 21h30 desta terça saberemos. Afinal, em clássico pode acontecer qualquer coisa!