O reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, esteve em Brasília, nos dias 21 e 22 de maio, cumprindo uma agenda administrativa que envolveu diversas ações em defesa da universidade pública e a busca por soluções para viabilizar o crescimento da Unifesspa.
Monteiro participou de audiências com vários parlamentares, entre eles, o senador Zequinha Marinho (PSC), coordenador da bancada federal, que se mostrou sensibilizado com as dificuldades orçamentárias impostas à Unifesspa. O senador enviou ofício ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pedindo a liberação de crédito orçamentário para garantir a construção do Hospital Veterinário Universitário, no Campus de Xinguara. O recurso é proveniente de uma emenda de bancada no valor de R$ 4 milhões que está bloqueado pelo MEC.
No documento enviado ao ministro, o senador enalteceu o importante papel exercido pela Unifesspa no desenvolvimento econômico e social da região por meio das ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão na área de Medicina Veterinária e Zootecnia.
Leia mais:De acordo com o reitor, a articulação política no atual contexto torna-se uma das medidas estratégicas da gestão para que a Unifesspa não pare de crescer. “Nós estamos trabalhando com muita firmeza estratégica para garantir que nenhuma obra seja paralisada e o apoio da sociedade, nesse momento, é fundamental”, destacou.
O Hospital Veterinário será construído numa área de aproximadamente 2 mil metros quadrados e permitirá a realização de atendimento clínico e cirúrgico para pequenos e grandes animais, além de suporte ambulatorial e de laboratórios. (Divulgação Unifesspa)