Correio de Carajás

Região de Carajás recebe 40 novos bombeiros militares formados

Estiveram presentes autoridades, incorporados e familiares para o momento

O Centro de Convenções de Carajás, em Marabá, foi palco de uma solenidade marcante na manhã desta quarta-feira (29): a formatura de 40 novos Bombeiros Militares, entre eles, cinco mulheres, que atuarão na região de Carajás. O evento contou com a presença de autoridades, apresentação dos novos incorporados e seus familiares.

A reportagem deste CORREIO conversou com o coronel Jayme de Aviz Benjor, comandante geral dos Bombeiros Militares do Estado do Pará, o qual destacou a importância do momento para a corporação, especialmente no ano em que celebram 141 anos de existência. Ele ressaltou a satisfação em ver a corporação expandir suas fileiras, pois desde sexta-feira (24), já foram entregues ao Pará 387 novos bombeiros.

“Nós somos servos do bem comum, e digo pelos novos soldados que servimos ao povo do Pará e à sociedade de forma incondicional, sete dias por semana e 24 horas por dia”, afirmou o coronel, expressando sua alegria em ser um “soldado do fogo”. Com uma carreira de 30 anos na corporação, ele mencionou confiança nos novos incorporados.

Leia mais:

A cerimônia também contou com a presença de João Chamon Neto, secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, que destacou a importância dessas solenidades para o fortalecimento das instituições de segurança na região, ressaltando os esforços do governo em melhorar as condições do corpo de bombeiros e de outros órgãos de segurança pública.

O tenente Ávila Rodrigo, responsável pelo Centro de Formação de Praças (CFP), informou que o curso começou em fevereiro e encerrou-se hoje, totalizando 1.460 horas de treinamento intenso. As instruções abrangeram temas como incêndio urbano, florestal, salvamento aquático, resgate em alturas e resgate de pessoas colapsadas. Ele elogiou a disciplina da turma, composta por jovens que estão iniciando suas carreiras no Corpo de Bombeiros.

“Desde o início não foi fácil, o processo seletivo já foi difícil, mas é bom ressaltar que no polo de Marabá não houve nenhum caso de desistência. Deu para notar a disciplina da turma que irá cumprir com muito êxito suas funções”, acrescentou o tenente. (Thays Araujo, com informações de Josseli Carvalho)