Começou no dia 1º de dezembro, sábado, e segue até o dia 2 de janeiro de 2019, a Operação Boas Festas, deslanchada pelo Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e que visa garantir a segurança nas áreas comerciais e bancárias da capital e interior do Estado durante a movimentação de Natal e Ano Novo.
Entre as ações, haverá intensificação de abordagens a pessoas, carros particulares, ônibus e motocicletas, além do uso de plataformas posicionadas em pontos específicos dos centros comerciais.
Em Parauapebas e cidades da região de Carajás, que inclui Eldorado do Carajás, Curionópolis e Canaã dos Carajás, o reforço na área de segurança conta com o apoio de uma das aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, que fica em Marabá, assim como serão redobrados os contingentes do Grupamento Tático (GTO), do Policiamento Ostensivo com Apoio de Motocicletas (Rocam), de rondas ostensivas com viaturas e policiamento a pé nas áreas de maior fluxo de pessoas, como em centros comerciais.
Leia mais:O Serviço de Inteligência da Policia Militar também vem fazendo o mapeamento das áreas mais críticas na ocorrência de assaltos, assim como das facções criminosas que estão agindo nos centros urbanos e também de assalto a banco.
De acordo com o capitão Éder, que está respondendo interinamente pelo 23º Batalhão da Policia Militar (23º BPM) de Parauapebas, todas as ações de segurança serão redobradas nesse período, quando ocorre grande movimentação financeira nos centros urbanos por conta da injeção do 13º Salário e das compras de Natal e Ano Novo.
Em Parauapebas, ele observa que em áreas comerciais e no entorno dos dois shoppings da cidade o policiamento a pé está dando apoio, juntamente com rondas ostensivas da Rocam e outras viaturas. Paralelo a isso, o Serviço de Inteligência está fazendo o levantamento das facções criminosas, que aproveitam a grande movimentação de pessoas para cometer assaltos.
Conforme o oficial, o trabalho de inteligência tem possibilitado prisões e, consequente, a redução do número de assaltos e roubos em Parauapebas. Ele adianta que o levantamento da Segup referente a novembro, que deve ser divulgado nos próximos dias, deve apontar a redução em cerca de 50% do número de assaltos em relação ao mesmo período de 2017.
Apoio da população é fundamental contra o crime
Nessa guerra contra o crime, ele pede o apoio da população, frisando que a informação da sociedade tem sido importante no mapeamento de áreas críticas, identificação de marginais e, consequentemente, na redução da criminalidade. “O cidadão tem um papel importante nessa batalha, porque é através de sua informação que identificamos e mapeamos as áreas onde o crime está se estabelecendo”, frisa o capitão.
Segundo o oficial, qualquer movimentação de crime ou denúncia sobre criminosos ou atividades ilícitas pode ser informada à central da Polícia Militar, através do número (94) 99264-5348, que também recebe mensagens por Whatsapp.
“Tem policiais monitorando as mensagens e atendendo às ligações 24 horas. Você pode ligar e, se não quiser se identificar, o sigilo da sua identidade será mantido. Você pode passar a informação sem medo, que a segurança é absoluta”, garante o policial.
(Tina Santos com informações de Ronaldo Modesto)