O grande campeão do 9° Festival de Música de Parauapebas (Fempa) foi Felipe de Judah. O músico conquistou os votos dos jurados e do público com o estilo musical reggae e a canção Maria, uma letra forte e autoral relembrando massacres e a luta de trabalhadores rurais. Ele foi o sexto candidato a se apresentar na terceira noite do festival, no sábado (14), na Praça de Eventos, Bairro Cidade Nova.
A votação do público teve início antes mesmo da última apresentação dos seis finalistas e durante 50 minutos a plateia votou pelo celular usando QR Code exibido no telão. A votação foi encerrada às 23h e somou 2.400 votos.
O Fempa foi palco para a diversidade musical. O primeiro participante a se apresentar foi Jaelson Souza, com Utopia, composição de autoria própria. O segundo concorrente era da Ilha do Marajó, Ismael SPC, que defendeu o carimbó e cantou Morena do Patchouli, escrita por Tiago Bragança. Já o terceiro finalista, Willian Barros, com a participação de Vanessa Ayres, usou o rap para falar do dilema dos pacientes terminais com a música A Caminho.
Leia mais:Já o quarto participante entoou a canção Ser ou Não Ser, David Fabrizzi, destacou a importância em aceitar a própria essência. A cantora Angélica Nunes interpretou a Canção de Esperança, e relembrou nos versos a morte da irmã e de amigos queridos. Angélica foi a quinta finalista a se apresentar e antecedeu o último candidato e campeão da noite. A ordem das apresentações foi sorteada.
O resultado da votação foi divulgado após a apresentação da convidada Lia Sophia.
Aliás,a cantora franco-brasileira com alma paraense Lia Sophia subiu ao palco do Fempa quando já passava de 00h30. Mas a animação e a seleção musical da artista fizeram o público dançar, a exemplo de Ai Menina, a segunda canção da noite, na qual Lia deixou o violão para coreografar junto ao público.
Lia Sophia retorna a Parauapebas após cinco anos, e disse estar muito feliz em participar do festival e voltar à cidade da qual gosta muito. A cantora também relembrou que seu novo hit musical “Incendeia” fez parte da novela Força do Querer, na qual também teve uma participação. Lia ainda dedicou a música Não Me Provoca às mulheres presentes ao show: “Às mães, empresárias e trabalhadoras essa música vai para vocês”, contou, explicando que a canção foi gravada com a participação de Ney Matogrosso. (Theíza Cristhine)