Agora é oficial! A partir desta sexta-feira (16), teve início a corrida eleitoral para as campanhas municipais. Em Parauapebas, apenas quatro candidatos disputam pela primeira vez a vaga de prefeito: Aurélio Goiano (Avante), Dr. Felipe (PL), Graziele Ribeiro (PSD) e Rafael Ribeiro (União Brasil). Este número representa uma redução de 55,56% em relação a 2020, quando nove candidatos concorreram ao cargo de gestor municipal.
A mesma tendência é observada na disputa pela Câmara Municipal de Parauapebas. Este ano, 231 candidatos estão na corrida pelas 17 vagas de vereador, uma diminuição de 45,8% em comparação ao pleito anterior, que contou com 427 candidatos.
O número de pedidos de candidatura ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminou às 23h59, da quinta-feira (15), no entanto, a justiça eleitoral tem até o dia 16 de setembro para analisar se os candidatos podem ser considerados elegíveis.
Leia mais:Dos 231 candidatos a vereadores, 150 são homens e 81 mulheres. Os números revelam que a representatividade feminina na política de Parauapebas ainda é menor quando comparada a dos homens. Os candidatos masculinos representam 64,9%, contra apenas 35,1% das concorrentes mulheres.
Entretanto, quando se refere ao cargo de prefeito, a porcentagem feminina é ainda menor, somente 25%, o que equivale a uma candidata mulher, contra 75% dos homens, ou seja, três homens.
Permitido
As campanhas nas ruas e na internet estão liberadas. Os candidatos podem realizar comícios, distribuir bandeiras, adesivos e santinhos. Na internet as campanhas poderão ser feitas nas redes sociais e sites dos candidatos.
Os candidatos também podem realizar caminhadas, carreatas ou passeatas até as 22 horas do dia que antecede a eleição.
Já na TV, o período de propaganda eleitoral acontecerá entre os dias 30 de agosto e 3 de outubro. Em caso de segundo turno, a propaganda será entre 11 e 25 de outubro.
Em Parauapebas, 200.693 mil eleitores estão aptos a votar nas eleições municipais deste ano. O Correio de Carajás analisou os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referentes ao perfil do eleitor na ‘capital dos minérios’, e aponta que a maioria são homens, solteiros, pardos, com ensino médio completo e na faixa etária entre 25 e 59 anos.
O município poderá ter pela primeira vez um segundo turno referente as eleições municipais graças ao aumento no número de leitores.
Proibido
É proibido propaganda em bens públicos, como postes, paradas de ônibus, arvores, muros públicos. Também está vedado a distribuição de presentes, como camisetas, chaveiros, bonés, canetas e cestas básicas e showmícios. As multas podem variar de R$ 5 mil a R$ 25 mil.
(Theíza Cristhine)