Correio de Carajás

Redenção: Mutirão concilia processos de família

Certame vai selecionar mediadores e conciliadores em Parauapebas

A 2ª Vara Cível e Empresarial da Comarca de Redenção promoverá nesta sexta-feira, 22 o 1º Mutirão de Conciliação do ano. Para este primeiro ato, estão designadas 58 audiências de conciliação. O mutirão abrange demandas relacionadas a processos da área de família, como, por exemplo, em relação ao valor dos alimentos, guarda, visitação, divórcio, questão patrimonial, partilha de bens, entre outros.

A iniciativa será coordenada pela juíza titular da 2ª Vara Cível e Empresarial, Nilda Mara Miranda de Freitas Jácome, que observa o interesse crescente pelos jurisdicionados e advogados na realização dos mutirões de conciliação, uma vez que, proporcionam o empoderamento das partes para que elas mesmas resolvam seus conflitos de interesses.

“Em momento anterior, as partes e advogados são informados do verdadeiro sentido da audiência de conciliação, no sentido de que passem a ter conhecimento dos benefícios do acordo que redundará em celeridade e efetividade na entrega da prestação jurisdicional. Evitando, ainda, o aumento da taxa de congestionamento processual”, explicou.

Leia mais:

De acordo com a magistrada, já estão designados na pauta da Vara os mutirões de conciliação mensais, em regra para a última sexta-feira de cada mês. A medida visa a solução célere e eficaz de conflitos de família e outros passíveis de composição amigável. Estão programados para este semestre mais três mutirões que deverão ser realizados nos meses de março, abril e maio. “A ideia é promover a cultura da conciliação e a pacificação social”, completou a juíza Nilda Mara. A 2ª Vara Cível e Empresarial de Redenção tem competência especializada na área da infância e família. (Ascom/TJPA)