Chegaram em Redenção ontem, quinta-feira, 12, cerca de 90 militares da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Marabá. Os militares iniciam hoje, sexta-feira, 13, ações para ajudar no combate a incêndios nas serras circunvizinhas e margens das rodovias da região.
Parte dos militares vai atuar no município de Conceição do Araguaia, também no sul do Pará, onde há vários focos de incêndio. Ainda ontem, o comando da operação se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Defesa Civil do Município para se informar sobre a atual situação de queimadas na área.
O Exército está ajudando nas ações de combate a incêndio no Pará a pedido do governador Helder Barbalho (MDB), devido à demanda que existia, que era além da capacidade logística do Estado. A situação mais crítica é verificada nas regiões sul e sudeste do Estado, onde os focos de incêndio já estavam quase alcançando o total de queimadas do ano passado.
Leia mais:Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Pará, somente de janeiro a agosto foram registrados 335 casos de incêndios nas áreas de florestas no Pará. Em todo o ano de 2018, houve 459, o que acendeu o alerta que o número de queimadas pode ser muito maior que em 2018. (Tina Santos)