Aproveitando-se do interesse público sobre a restituição de Imposto de Renda Pessoa Física, golpistas estão utilizando informações sobre o tema em tentativas de golpes.
O alerta foi feito pela Receita Federal, que ressalta que os alertas verdadeiros, enviados pelo órgão por e-mail ou mensagem, não possuem links de acesso.
De acordo com a Receita Federal, todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br ou por certificado digital.
Leia mais:Confira, abaixo, um exemplo de mensagem fraudulenta enviadas por golpistas para algumas pessoas. Nela, é utilizada cópia não autorizada da logomarca comemorativa dos 100 anos do Imposto de Renda, além de menção à conta gov.br, na tentativa de dar uma impressão enganosa de autenticidade ao conteúdo.
Ainda é possível conferir a informação de dados para recebimento da restituição via PIX, e links falsos para visualização do comprovante.
Em outro exemplo de comunicação fraudulenta, os golpistas colocaram como assunto “Saque Imediato” , e usam termos técnicos como “PER/DCOMP” e tentam dar uma falsa impressão de autenticidade ao conteúdo por meio de citações de leis e alíquotas, disponibilizando por fim um link malicioso “Baixar Chave de Acesso” para lesar os contribuintes.
Imposto de renda
A Receita Federal já recebeu mais de 19 milhões de declarações do Imposto de Renda 2022. Até às 11h da última quarta-feira (4) foram 19.024.025 documentos entregues.
Ao todo, o fisco espera receber 34,1 milhões de declarações este ano. O prazo para enviar o documento sem multa termina em 31 de maio.
De acordo com a Receita Federal, serão disponibilizados cinco lotes de restituição neste ano, nos dias:
- 31 de maio;
- 30 de junho;
- 29 de julho;
- 31 de agosto; e
- 30 de setembro.
(Fonte:G1)