Correio de Carajás

Receita ainda se ajusta a novo espaço

Funcionando desde o ano passado em novo endereço, em salas alugadas dentro do Shopping Verdes Mares, na Folha 27, da Nova Marabá, a Delegacia da Receita Federal de Marabá ainda se reestrutura para fazer atendimento ao público. De acordo com o delegado Arthur Vinícius Pinto, por dia, o novo local já chegou a receber até 300 contribuintes, o que, em dias considerados “normais” não ultrapassam os 150 atendimentos.

Segundo ele, o novo espaço está totalmente dentro das expectativas dos indicadores nacionais. “Tem algumas pequenas coisas que ainda vamos adaptar, mas é melhoria, nada que esteja incomodando, não. O prédio é excelente”, comemora.

Com serviços que vão da retificação de pagamentos até a emissão de diversos modelos de certidões, o órgão atende 37 municípios da região. Além da Delegacia de Marabá, existem agências de atendimento em mais duas cidades:  Tucuruí, que atende cinco municípios, e Redenção, com 15 cidades atendidas.

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Autoatendimento orientado

Com exclusividade ao CORREIO, Arthur afirmou existir uma negociação com algumas prefeituras para que sejam criados pontos de autoatendimento orientados em Parauapebas e Ourilândia do Norte. “A ideia é abrir um posto em cada cidade, em convênio com as prefeituras. Um será na PA 275 e outro na PA-279, regiões que são mais distantes da nossa jurisdição”, afirma.

Arthur Vinícius Pinto, delegado da Receita, falou ao CORREIO sobre as recentes mudanças

Mudanças

Em março, a Receita Federal anunciou novidades no atendimento ao contribuinte. Entre as mudanças, está a criação de um atendimento on-line por meio de chat (sala de bate papo) para regularizar débitos do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). O chat também serve para empresas e estará disponível dentro do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). O serviço começou a ser disponibilizado no dia 8 de abril.

No ano passado, foram 210 mil atendimentos sobre imposto devido. De acordo com o Fisco, porém, ainda não será possível o contribuinte tirar dúvidas por meio desse chat sobre as regras de declaração do Imposto de Renda. A expectativa é de que esse serviço esteja disponível até o fim de 2019.

Com as novidades, o órgão espera reduzir os atendimentos presenciais. No ano passado, foram 15 milhões de atendimentos nas unidades da Receita Federal espalhadas pelo país.

Cadastro no e-CAC

Para utilizar o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), o contribuinte precisará ter um código de acesso gerado na própria página da Receita ou o certificado digital emitido por autoridade habilitada. Para gerar o código, terá de informar o número do recibo de entrega das declarações de Imposto de Renda dos dois últimos exercícios.

Por meio desse serviço, também é possível verificar eventuais pendências e acompanhar a situação da declaração do Imposto de Renda. (Karine Sued, com informações de Josseli Carvalho)

Síntese

Com serviços que vão da retificação de pagamentos até a emissão de diversos modelos de certidões, o órgão atende 37 municípios da região. Além da Delegacia de Marabá, existem agências de atendimento em mais duas cidades:  Tucuruí, que atende cinco municípios, e Redenção, com 15 cidades atendidas.