O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) premiou os melhores atletas de 2024 na 25ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, nesta quarta-feira (11), no Rio de Janeiro. Maior medalhista olímpica do país e ouro no solo em Paris, a ginasta Rebeca Andrade conquistou o Troféu Rei Pelé pela quarta vez consecutiva na categoria feminina. Já na masculina, o vencedor foi Caio Bonfim, brasiliense que fez história ao levar a prata inédita pela marcha atlética 20km nos Jogos da capital francesa.
Muito emocionado por levantar o Troféu Rei Pelé pela primeira vez, Caio Bonfim discursou sobre sua primeira participação nas Olimpíadas, em Londres 2012, e contou que ser convidado para o Prêmio Brasil Olímpico era apenas um sonho na época. O atleta concorreu ao maior prêmio da noite na categoria masculina ao lado de Edival Pontes (taekwondo) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade).
– A gente às vezes cansa. Não pode desistir, só descansar. Eu não desisti, falei ‘vou para mais um ciclo, vou tentar ganhar essa medalha’. Nessa quarta Olimpíada eu saí com a melhor das lições: acredite nos seus sonhos e trabalhe. Ganhar este troféu deixou este ano mais especial ainda – comemorou o marchador.
Leia mais:Medalhista de prata em Paris pela marcha atlética 20km, feito inédito nas história do país, Caio encerrou a noite com mais dois prêmios: Atleta da Torcida e o de melhor atleta da modalidade.
A maior medalhista do Brasil em Olimpíadas, Rebeca Andrade, não pôde estar presente na premiação, mas recebeu a honraria simbolicamente por vídeo. A atleta conquistou a medalha de ouro pelo solo da ginástica artística em Paris, além do bronze inédito por equipes e de duas pratas, no salto e no individual geral. Beatriz Souza (judô) e Ana Sátila (canoagem slalom) também concorreram ao Troféu Rei Pelé, vencido pela ginasta pela quarta vez consecutiva.
– É o meu quarto prêmio de melhor do ano. É uma conquista muito especial em um ano muito especial. Eu não poderia estar mais grata por tudo que aconteceu. Quero agradecer à minha família, minha equipe, minha rede de apoio e aos meus fãs – disse Rebeca.
Apresentado por Larissa Manoela e por Paulo Vieira, o evento contou com momentos emocionantes como o anúncio da aposentadoria do nadador Bruno Fratus a despedida de Maguila, mas também incluiu discursos potentes como o de José Roberto Guimarães que fez um apelo à comunidade a respeito da Lei de Incentivo ao Esporte, e o do técnico da Seleção Feminina de futebol, Arthur Elias, que reforçou a importância da valorização da participação das mulheres no esporte. A noite de gala terminou com o show da cantora Maria Rita.
Outros prêmios da noite
Atleta da Torcida
Eleito por voto popular, Caio Bonfim, medalhista de prata pela marcha atlética em Paris, recebeu o prêmio de Atleta da Torcida. Ana Sátila (Canoagem Slalom), Beatriz Souza (Judô), Tatiana Weston-Webb (Surfe), Alison dos Santos “Piu” (Atletismo) e Darlan Souza (Voleibol) também concorreram na categoria.
Atleta Revelação e Prêmio Inspire
Sexto colocado nas Olimpíadas de Paris, Gustavo ‘Bala Loka’ Oliveira, 22 anos, do BMX park freestyle foi o escolhido pela torcida como o atleta revelação do ano. Maria Fernanda Costa, da natação, e Raicca Ventura, do skate park, também concorreram na categoria.
Já o Prêmio Inspire, criado para homenagear a atleta mais inspiradora do ano, foi conquistado por Ana Sátila Vargas, da canoagem slalom. A atleta concorreu ao prêmio ao lado de Beatriz Souza (judô), Duda e Ana Patricia (vôlei de praia), Jade Barbosa (ginástica artística), Raquel Kochhann (rugby 7) e Tatiana Weston-Webb (surfe).
Assim como Rebeca Andrade, Flávia Saraiva também não pôde comparecer à premiação. A ginasta foi eleita Influenciadora do Ano e agradeceu a homenagem por vídeo.
Treinadores e equipes do ano
A técnica Sarah Menezes, do judô, foi eleita a melhor treinadora individual, enquanto Francisco Porath foi o melhor treinador, na mesma categoria, pela ginástica artística. No esporte coletivo só deu futebol feminino. Com a conquista da prata inédita em Paris, não poderia ser diferente: o técnico Arthur Elias recebeu o prêmio de melhor treinador de modalidade coletiva, enquanto as jogadoras foram as escolhidas como melhor equipe do ano de 2024.
Homenagem a Zé Roberto
Dono de cinco medalhas olímpicas, sendo o bronze em Paris 2024 com a seleção feminina de vôlei a mais recente delas, José Roberto Guimarães foi homenageado durante o evento e recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva por sua contribuição ao esporte brasileiro. Confirmado no comando da equipe feminina também para o ciclo olímpico de Los Angeles 2028, Zé agradeceu a honraria e finalizou reforçando a importância da Lei de Incentivo ao Esporte para a comunidade esportiva brasileira e pedindo a manutenção da medida, que corre o risco de ser extinta.
Adeus aos craques
Uma das partes mais emocionantes da cerimônia, assim como em outra edições do Prêmio Brasil Olímpico, foi a homenagem aos ícones do esporte que faleceram no último ano. Entre os nomes carinhosamente lembrados estavam o locutor esportivo Silvio Luiz, o ex-jogador de vôlei André Ferreira, o Pampa, e a lenda do boxe brasileiro, Maguila.
Fim de mandato
À frente do Comitê Olímpico Brasileiro desde 2017, Paulo Wanderley Teixeira aproveitou a ocasião para oficializar sua despedida do cargo de presidente do COB, após dois mandatos consecutivos. A entidade será comandada por Marco Antônio La Porta, eleito em outubro, e por sua vice, Yane Marques, a partir de janeiro de 2025 até o fim de 2028 – período que compreende o ciclo de preparação para as Olimpíadas de Los Angeles.
Vencedores por modalidade do PBO 2024
Águas Abertas – Ana Marcela Cunha
Atletismo – Caio Bonfim
Badminton – Juliana Vieira
Basquete 3×3 – Luana Batista
Basquete 5×5 – Marcelinho Huertas
Boxe – Beatriz Ferreira
Breaking – Mayara Colins (Mini Japa)
Canoagem Slalom – Ana Sátila
Canoagem Velocidade – Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX Freestyle – Gustavo ‘Bala Loka’
Ciclismo BMX Racing – Paola Reis
Ciclismo Estrada – Ana Vitoria Magalhães (Tota)
Ciclismo Mountain Bike – Ulan Galinski
Ciclismo Pista – Wellyda Rodrigues
Desportos na Neve – Zion Bethonico
Desportos no Gelo – Nicole Silveira
Escalada Esportiva – Rodrigo Hanada
Esgrima – Nathalie Moellhausen
Futebol – Lorena
Ginástica Artística – Rebeca Andrade
Ginástica Trampolim – Ryan Dutra
Ginástica Rítmica – Barbara Domingos
Handebol – Bruna de Paula
Hipismo Adestramento – João Victor Oliva
Hipismo CCE – Rafael Lozano
Hipismo Saltos – Stephan Barcha
Hóquei sobre Grama – Lucas Varela
Judô – Beatriz Souza
Levantamento de Peso – Laura Amaro
Pentatlo Moderno – Isabela Abreu
Polo Aquático – Gabriel Sojo
Remo – Lucas Verthein
Rugby 7 – Thalia Costa
Saltos Ornamentais – Ingrid Oliveira
Skate – Rayssa Leal
Surfe – Tatiana Weston-Webb
Taekwondo – Edival Pontes
Tênis – Beatriz Haddad Maia
Tênis de Mesa – Hugo Calderano
Tiro com Arco – Marcus Vinicius D’Almeida
Tiro Esportivo – Geovana Meyer
Triatlo – Miguel Hidalgo
Vela – Bruno Lobo
Vôlei de Praia – Ana Patricia e Duda Lisboa
Vôlei – Gabi Guimarães
Wrestling – Giulia Penalber
(Fonte:G1)