A sessão ordinária da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás desta terça-feira (17) começou com a leitura da pauta do dia e uma das principais proposições foi a criação de um abrigo para animais que ficam soltos nas ruas da cidade, tema abordado no dia anterior em reportagem do Portal Correio e que teve ampla repercussão na cidade e no Poder Legislativo.
Para a vereadora Maria Pereira, o Código de Posturas do Município funciona para uns e para outros não. “Eu já vi os agentes retirando o trabalhador da beira da calçada, mas nunca presenciei a prefeitura retirar das ruas animais de grande porte e punir os donos. Esses bichos se transformaram em um grande risco para a população”, desabafou a parlamentar.
O Código de Posturas de Canaã foi criado pela Câmara dos Vereadores do município há quase 20 anos e até hoje não há espaço para acolher os animais soltos e fiscais para punir os proprietários infratores.
Leia mais:A proposição foi colocada em votação e aprovada por unanimidade pelos parlamentares. O presidente da Casa de Leis, Wilson Leite, também se manifestou sobre a irregularidade que ocasionou a morte de um morador da cidade na madrugada do último domingo (15). Marcelo de Sousa estava de moto quando se chocou com um cavalo que atravessava uma rua. O condutor morreu no local do acidente e o dono do animal ainda não foi localizado pela polícia.
O vereador Wilson Leite deu um prazo de 30 dias para o Poder Executivo se manifestar sobre a criação de condições para que o Código de Posturas seja cumprido, caso contrário será denunciado ao Ministério Público Estadual por negligência.
Na tarde de terça-feira (17), mais uma cena inusitada acabou sendo registrada no município. Um rebanho de cabras foi flagrado invadindo o Fórum da cidade. (Nyelsen Martins)