Correio de Carajás

Raio-X do Parazão e as chances do Águia

Águia de Marabá só ganhar uma partida na competição até aqui e terá de vencer Bicho Papão quando na hora mais dramática

NA RESENHA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Entenda a matemática do campeonato e o que cada equipe precisa fazer para se classificar às quartas de final

A última rodada da fase de grupos do Parazão 2021 se encerra nesta quarta-feira (28), com todas as seis partidas acontecendo no mesmo horário (às 15h30). E pode apostar que será uma rodada eletrizante, se não pelo nível técnico, mas pela competitividade, pois há muita coisa em jogo.

 

Entenda como funciona

Leia mais:

Os 12 times estão divididos em três grupos de quatro times. Os times do mesmo grupo jogam apenas contra as equipes das outras chaves. Ao final se classificam os dois menores de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados, formando oito times para as quartas de final. Os dois piores desta fase são rebaixados, enquanto o nono e o décimo colocado nem sobem e nem caem.

 

Classificação

O Grupo A tem Paysandu em primeiro (16 pontos), depois vêm Itupiranga (10 pts), Bragantino (8 pts) e Gavião (3 pts). No Grupo B temos Remo (17 pontos), seguido por Tuna (9 pts), Carajás (5 pts) e Tapajós (5 pts). Na Chave C (o chamado Grupo da Morte), a classificação é seguinte: Independente em primeiro (12 pontos), depois Castanhal (8 pts), Águia (8 pts) e Paragominas (7 pts).

Então, vamos lá!

 

Paysandu X Águia

Depois de ver escorrer entre os dedos a chance de se classificar antecipadamente o Águia de Marabá enfrenta o Paysandu, no Estádio Leônidas Sodré de Castro, a famosa “Curuzu”, em Belém do Pará. Ao Papão uma vitória pode lhe colocar como primeiro na classificação geral. Com isso ele enfrentará o oitavo nas quartas de final. Já para o Águia, a missão é dura: o time marabaense precisa vencer para não depender de ninguém. Uma derrota ou mesmo um empate tira do Águia controle sobre seu destino, que ficará a depender de outros jogos.

 

Paragominas X Remo

Nessa partida, que ocorre na Arena Verde, a tarefa do Leão é a mesma do Paysandu: vencer para terminar em primeiro. Já o Paragominas tem que vencer, de qualquer jeito, para torcer por tropeços de seus adversários diretos no Grupo C. Caso empate, o Paragominas precisa que um dos dois, Castanhal ou Águia (2º e 3º da chave), perca por pelo menos 3 gols de diferença.

 

Castanhal X Carajás

No Estádio Maximino Porpino, na cidade modelo, o Castanhal, time da casa, também precisa vencer para não depender de ninguém. Um empate deixa o time à mercê dos adversários do grupo. Já o Carajás (terceiro do Grupo B) precisa vencer para sonhar com uma vaga entre os dois melhores terceiros. Um empate não lhe garante diretamente a permanência na elite. O time dependeria de um tropeço do Gavião contra com o Tapajós.

 

Itupiranga X Independente

O Galo Elétrico de Tucuruí vem ao estádio Zinho Oliveira, em Marabá, com a missão de se terminar esta fase em terceiro. Um empate basta para isso. Já o surpreendente Itupiranga joga para vencer e fechar essa etapa de grupos na quarta posição. Alguém duvida que os comandados de Wando Costa serão capazes? Aposto que não.

 

Tapajós X Gavião

O Estádio Luiz Omar Pinheiro, o Mamazão, na Ilha do Outeiro, município de Belém, deve sediar um dos duelos mais disputados até aqui. A conta é simples: quem vencer se mantém na elite do Parazão e quem perder está automaticamente rebaixado. A desvantagem é do Gavião, lanterna do campeonato, que, em caso de empate, será rebaixado. Imagina a “guerra”!

 

Tuna X Bragantino

Já o Estádio Francisco Vasquez, o Souza, também em Belém, será palco da partida que menos interessa ao sudeste do Pará. Na verdade, será o jogo mais “light” da rodada. A Tuna (2º do Grupo B) já está classificada, enquanto o Bragantino (3º do Grupo A) só perde a vaga se for derrotado e o Carajás (fora de casa) golear o Castanhal, o que é muito pouco provável.

 

Saideira

A sorte está lançada!

 

 

 

Mais

Técnico do United pede que torcedores evitem protestos violentos

Técnico do United pede que torcedores evitem protestos violentos

O técnico do Manchester United, Ole Gunnar Solskjaer, pediu aos torcedores que evitem mais protestos violentos antes do jogo remarcado…
Governo anuncia plano de vacinação para atletas olímpicos

Governo anuncia plano de vacinação para atletas olímpicos

O Ministério da Saúde anunciou hoje (11) a vacinação contra a covid-19 de toda a delegação olímpica e paraolímpica brasileira que vai…
Semifinais começam com Remo, Tuna, Paysandu e Castanhal

Semifinais começam com Remo, Tuna, Paysandu e Castanhal

Remo, Paysandu, Tuna e Castanhal começam neste domingo (9) as semifinais do Parazão Banpará 2021. Pelo andar da carruagem, deve…
Hazard se desculpa com torcida depois de brincadeiras com adversários

Hazard se desculpa com torcida depois de brincadeiras com adversários

O meia-atacante Eden Hazard, do Real Madrid, pediu desculpas aos torcedores do clube por ter sido gravado brincando com jogadores…
Conmebol confirma dias e horários do retorno das Eliminatórias

Conmebol confirma dias e horários do retorno das Eliminatórias

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta quinta-feira (6) que a partida entre Brasil e Equador, válida pelas Eliminatórias…
"Sentimento difícil de escrever", diz Neymar após eliminação

"Sentimento difícil de escrever", diz Neymar após eliminação

Neymar se pronunciou pela primeira vez desde a eliminação do Paris Saint-Germain na Champions League para o Manchester City. O…