Correio de Carajás

Quinze presos são transferidos do Pará para unidades de segurança máxima de outros estados

Os exames nos presos foram feitos no hangar do Graesp/ Foto: Marco Santos / Ag. Pará
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Depen acatou os argumentos da Seap e autorizou a transferência de integrantes de quadrilhas do crime organizado nacional e internacional

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) transferiu nesta terça-feira (30) para unidades de segurança máxima do Sistema Penitenciário Federal, em outros estados, 15 presos de alta relevância criminal. A transferência foi realizada após pedidos da Seap, que expôs ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) sobre os crimes cometidos e a periculosidade  dos custodiados, integrantes de quadrilhas do crime organizado nacional e internacional.

Os argumentos da Secretaria foram acatados pelo Depen, e encaminhados para análise e julgamento dos juízes corregedores federais, que deferiram os pedidos de transferência. Toda a transferência foi feita com os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19, de saúde e garantia da integridade física e mental dos 15 custodiados.

A transferência executada pela Seap foi planejada e coordenada pelas diretorias de Execução Criminal (DEC) e de Administração Penitenciária (DAP), com apoio e segurança de equipes da Polícia Penal, Assessoria de Segurança e Inteligência (ASI), Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (Cime), órgãos da Secretaria, e pelo Comando de Operações Penitenciárias (Cope), da Polícia Militar, mas que atua na segurança das unidades do Sistema Penitenciário do Estado, e coordenou a operação, no percurso do comboio de viaturas entre o Complexo Penitenciário de Santa Izabel (na Região Metropolitana) e o hangar do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), em Belém.

Leia mais:

Avaliação médica – No hangar do Graesp, os 15 presos foram submetidos a exames de corpo de delito, realizados por médico do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, parceiro da Seap, e testes para Covid-19, feito por equipe de saúde da Diretoria de Assistência Biopsicossocial. Os presos receberam ainda atendimento psicossocial e de saúde, alimentação e hidratação, antes do embarque. Todos apresentaram bom estado de saúde e nenhum testou positivo para Covid.

O atendimento pelas equipes da Seap e das instituições parceiras no hangar foi acompanhado pelo secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos; pelo secretário adjunto, Arthur Moraes, e por demais gestores da Seap.

Depois de finalizada essa etapa da operação, os 15 presos foram encaminhados à Base Aérea, do Comando da Aeronáutica em Belém. Na Base, os presos foram entregues a policiais penais do Sistema Penitenciário Federal, e também passaram por procedimentos e protocolos de segurança para poder embarcar.

A parceria da Seap com todos os órgãos do Sistema Integrado de Segurança Pública do Pará foi fundamental para o êxito de mais esta transferência para o Sistema Penitenciário Federal. O embarque ocorreu às 15h20, em um avião Hércules C 105, da Força Aérea Brasileira, que foi enviado para a missão em Belém pelo Departamento Penitenciário Nacional.

(Agência Pará)

Comentários

Mais

Polícia Federal cumpre mandados de prisão por desmatamento no Pará

Polícia Federal cumpre mandados de prisão por desmatamento no Pará

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (26) a Operação Hardwood que combate o desmatamento ilegal da Floresta Amazônica…
Polícia prendeu médico durante investigação de exercício ilegal da medicina

Polícia prendeu médico durante investigação de exercício ilegal da medicina

Tão logo a Reportagem do Correio de Carajás divulgou a notícia de que o médico Leandro Augusto Alves Oliveira fora…
Homem ameaça a ex com peixeira em Parauapebas

Homem ameaça a ex com peixeira em Parauapebas

Foi preso por acusação de violência doméstica Francisco Pereira de Araújo, morador do bairro Liberdade, em Parauapebas, na noite desta…
Paciente morre durante endoscopia e médico é preso em flagrante em Marabá

Paciente morre durante endoscopia e médico é preso em flagrante em Marabá

Luiz Ribeiro da Silva, 60 anos, morreu na tarde desta terça-feira (25), após realizar uma endoscopia em uma clínica particular…
Traficante é preso com 76 comprimidos de ecstasy, maconha, cocaína e crack

Traficante é preso com 76 comprimidos de ecstasy, maconha, cocaína e crack

A Polícia Militar de Parauapebas realizou uma grande apreensão de entorpecentes no município, prendendo Djackson Lobo Soares pela acusação de…
Mototaxista é assassinado próximo a Feira Coberta da Laranjeiras

Mototaxista é assassinado próximo a Feira Coberta da Laranjeiras

Lindovando Costa de Sousa, 39 anos, foi alvejado por pelo menos cinco disparos de arma de fogo no final da…