A servidora Walkelly Oliveira, de 40 anos, é a quinta vítima fatal do acidente de ônibus envolvendo um veículo do Instituto Federal do Pará (IFPA) . Internada desde o dia 28 de maio, após ser transferida para o Hospital Metropolitano, em Belém, a mulher sofreu traumatismo craniano e fratura exposta em uma das pernas. Apesar dos esforços médicos, incluindo uma traqueostomia realizada na última quinta-feira (6) e o subsequente processo de desmame do coma induzido, ela não resistiu e faleceu neste domingo (9).
Além de sua função no Instituto, Walkelly era advogada e presidia a Comissão de Defesa dos Animais na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Castanhal. A OAB manifestou pesar pelo falecimento através do Instagram: “Lamentamos profundamente a perda da Dra. Walkelly Oliveira, uma profissional dedicada e defensora incansável dos direitos dos animais. Sua paixão e determinação inspiraram muitos, e seu legado perdurará como exemplo. Nossos sinceros pêsames à família, amigos e colegas.”
A Reitora do IFPA, Ana Paula Palheta, decretou luto oficial de dois dias a partir desta segunda-feira (10), com a suspensão das atividades acadêmicas em todas as unidades. Em nota, afirmou: “O IFPA continua prestando toda assistência necessária e reafirmamos nossa solidariedade e os mais sinceros votos de condolências aos familiares e amigos.”
Leia mais:O acidente envolveu estudantes e servidores, dos quais quatro morreram no local, entre elas o motorista. A Secretaria de Saúde do Estado do Pará informou que 25 pessoas ficaram feridas, mas apenas um servidor segue internado.
RELEMBRE
No dia 26 de maio, o ônibus que transportava 27 pessoas tombou para fora da pista, na rotatória próxima ao túnel da barragem da Usina Hidrelétrica de Tucuruí.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e várias ambulâncias de Tucuruí e Breu Branco foram deslocadas para socorrer os feridos. Populares que passavam pelo local logo após a queda do ônibus também ajudaram na retirada das vítimas de dentro do ônibus.
Os estudantes no ônibus eram atletas do IFPA de Castanhal e estavam a caminho do campus do IFPA em Tucuruí, onde participariam da etapa estadual dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). Eles eram acompanhados por servidores.
(Thays Araujo, com informações do G1)