Correio de Carajás

Quem é Luiz Gabriel, o menino de 11 anos por trás do viral de “Oh Happy Day”

Talento do garoto sorridente da Folha 33 nasceu em casa, com a mãe, e conquistou o Brasil em menos de 48 horas

A família de Luiz Gabriel respira música e viu o filho de 11 anos ganhar os holofotes do País / Fotos: Ulisses Pompeu
Por: Ulisses Pompeu e Kauã Fhillipe

Na última semana, quem não viu o vídeo do pequeno Luiz Gabriel, de 11 anos, soltando a voz durante um ensaio na Fundação Casa da Cultura de Marabá, certamente está vivendo em uma realidade paralela. Ele viralizou nas redes ao solar a canção “Oh Happy Day”, e o registro, que parecia apenas uma gravação improvisada, ganhou proporções nacionais, somando mais de dois milhões de visualizações. O destaque se deu porque, além de ser uma música mundialmente conhecida pelo filme “Mudança de Hábito 2”, ela exige notas altas e difíceis. Gabriel atingiu todas com uma voz cristalina e afinada.

A gravação foi feita durante os ensaios da cantata de Natal que a Fundação apresenta neste fim de ano, da qual Gabriel será um dos solistas. Na Casa da Cultura, ele é aluno de flauta doce, na turma da professora Amanda, e durante a entrevista ao Correio de Carajás ainda mostrou um trecho da música tema do Sítio do Pica-Pau Amarelo, revelando que o talento percorre suas veias para além do canto. O menino também vem se familiarizando com o contrabaixo e o violão.

As visualizações se converteram em fama e novas oportunidades: o número de seguidores no Instagram saltou de aproximadamente 300 para 77 mil, e uma escola de idiomas de Marabá ofereceu ao garoto uma bolsa integral para formação bilíngue. Para ele, tudo isso tem sido especial: “Está sendo um canal de bênção na minha vida. Meus amigos aqui do bairro quando me veem logo falam: ‘Tá famoso, hein, Gabriel!’ e eu fico muito feliz com esse reconhecimento, que tem mudado a minha vida e da minha família também”.

Leia mais:

Na escola, o talento também chama atenção: ele já fez apresentações, incluindo uma música na Feira da Consciência Negra que tratava do combate ao preconceito.

O vídeo casual transformou a rotina, os sonhos e o futuro do carismático Luiz Gabriel

O talento que veio do berço

Gabriel é filho da cantora Leomara Santos Mendes Moreira, conhecida como Mara Mendes. Ela conta que sua própria história na música começou cedo: “Eu já cantava nas igrejas, sempre amei cantar desde os meus 15 anos. Meu pai, meu avô, minha avó sempre me incentivaram. Depois que casei, coloquei no coração seguir essa profissão para conseguir ajudar crianças e adolescentes. Mas o principal era o Gabriel”. O pai de Gabriel, o professor de física Luiz Carlos Moreira, também possui uma veia musical, o que é provado ao longo da entrevista quando toda a família canta um louvor – que você pode conferir no vídeo publicado no Instagram do Correio de Carajás.

Segundo ela, o filho cresceu a acompanhando nas agendas e ensaios: “Eu ia cantar e ele sempre ia comigo. Ele sempre foi meu parceiro. Dizia ‘vamos comigo, vamos treinar, vamos fazer acontecer’. E começou cedo: com uns dois aninhos já cantava. Deus começou a fazer grandes coisas na vida dele desde então”. A família inteira tem envolvimento com música, inclusive os irmãos: “Todos nós cantamos, todos nós tocamos. Até o menorzinho de 3 anos já está no ramo também da música”, afirma Mara.

A mãe também conduz um projeto social: “Criamos o ‘Tocar para Evangelizar’, com apoio de uma amiga, a pastora Maria. Muitas vidas têm sido alcançadas. O propósito é ensinar as crianças a cantar e tocar, com tudo organizado e feito com carinho”.

O impacto da viralização

Para Mara, a repercussão inesperada virou a rotina da família de cabeça para baixo: “Está sendo tudo muito novo. A gente esperava que Deus abençoasse e alavancasse o nome dele, mas não em menos de 24 horas. Estamos em choque, felizes, ainda vivendo esse sonho”.

Ela lembra que Gabriel sempre gostou de desafiar notas altas, e treinava constantemente em casa: “Ele ama músicas internacionais e experimentava tonalidades. Eu dizia: ‘Gabriel, tua afinação tá ruim? Comeu alguma coisa? Você sabe que não pode comer antes de ensaiar’. Ele foi entendendo que precisa de afinação e diafragma para alcançar as notas”.

O próprio Gabriel também sente a mudança: os vizinhos, os colegas de futebol e até conhecidos do bairro já o abordam chamando-o de “famosinho” e, para ele, isso é motivo de gratidão. “Deus já tinha preparado isso há muito tempo para mim”.

Mesmo com a viralização e o novo ritmo da rotina, Gabriel segue fazendo o que mais ama: cantar. Agora com o Brasil inteiro ouvindo, e como a mãe afirma, “a gente tem certeza de que Deus vai soprar o nome do Gabriel dentro e fora do Brasil. Sabemos do potencial que ele tem”.

O Instagram do garoto, que é monitorado pelos pais, entrou em “colapso” no último final de semana. Também pudera, saltou de 350 seguidores para mais de 79 mil em apenas seis dias.