Correio de Carajás

Queda da ponte: corpo do vereador paraense Ailson Carneiro é encontrado

Ailson e Elizângela, sempre juntos, foram vítimas no desabamento

Está confirmado: um corpo encontrado no Rio Tocantins nas últimas horas é do vereador Ailson Gomes Carneiro, 57 anos, vereador no município de Novo Repartimento (PA). Ele é mais uma das vítimas do desabamento da ponte JK, na BR-226, no dia 22 de dezembro. O corpo da esposa dele Elizângela Chagas, já havia aparecido na sexta-feira e foi identificado neste sábado. Eles viajam pela Belém-Brasília em uma caminhonete Triton no dia da tragédia.

A princípio, o corpo de Ailson estava preso dentro do seu veículo, fato atestado pela equipe de mergulhadores. Durante as buscas desta manhã, outro corpo foi localizado na cabine de um caminhão, mas não foi resgatado, ainda.
No local das buscas, a Marinha conta com 87 militares, além de outros 20 que participam remotamente, em Belém-PA, do planejamento e da logística da operação. Os Corpos de Bombeiros Militares do Pará, Maranhão e Tocantins seguem apoiando os trabalhos.
As buscas no Rio Tocantins chegaram a ser paralisadas após registros de movimentação da ponte, que liga os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). Em entrevista coletiva, autoridades da Marinha informaram que “a estrutura apresentou sinais de deslocamento nos pilares remanescentes”.
Com o resgate dos corpos do casal, a família já confirmou que o sepultamento de ambos acontecerá no Cemitério Municipal Santa Cecília, às 18 horas deste domingo na cidade de Itinga, no Maranhão.

Impactos na região
O desabamento da ponte interrompeu o tráfego entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), forçando a população local a utilizar rotas alternativas. Já o Rio Tocantins, fonte de abastecimento para cerca de 19 municípios, teve sua qualidade da água analisada preliminarmente pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Leia mais:

No entanto, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), informou na última terça que um parecer técnico da agência concluiu que não há risco de contaminação da água para o consumo. Com isso, o abastecimento na cidade Imperatriz (MA), a maior da região, foi retomado.

Paralelamente, as causas do colapso da ponte são investigadas. Técnicos avaliam se problemas estruturais ou sobrecarga de veículos podem ter contribuído para a tragédia. Enquanto isso, familiares das vítimas aguardam com ansiedade o encerramento das buscas.