Correio de Carajás

Quadrilhas fecham a Orla e dão aperitivo da semana na arena junina

A noite de sábado, dia 22, foi de muita vibração e de confraternização dos 19 grupos (quadrilhas e bois-bumbás) que participam do 34º Festejo Junino promovido pela Prefeitura de Marabá.

Como ocorre há vários anos, a festa iniciou com um arrastão de todos os grupos inscritos, saindo da Praça Duque de Caxias, seguindo pela Orla até a arena montada no Largo da Santa Rosa. Um trio elétrico com músicas juninas servia de guia, juntamente com as fofas quadrilhas mirins.

Durante o percurso, quem estava em barzinhos e restaurantes ficou contagiado e até ensaiavam passos com alguns membros de quadrilhas e vibravam com a passagem de cada grupo junino. “A cidade fica em festa neste período, não apenas por causa do concurso da Prefeitura, mas também pelos inúmeros eventos que ocorrem em escolas e clubes”, diz Carlos Quincas Ferreira, que estava em um bar ao longo da orla.

Leia mais:
Todos os grupos se juntaram no centro da arena na noite de abertura do festejo junino

Quando os grupos chegaram à arena, fogos de artifício recepcionaram os participantes e a apresentação ocorreu de forma “relâmpago”, com menos de 2 minutos para cada grupo. Não valia nem meio pontinho, e representava apenas “oi, estamos aqui e nos aguardem”.

O prefeito Tião Miranda acompanhou a breve apresentação de cada grupo. Aplaudiu a todos e fez a chamada “abertura oficial” com um discurso muito curto. À Imprensa, logo em seguida, o gestor destacou o apoio que a Prefeitura vem dando para a festa, que considerou a maior do Pará e uma das que mais reúnem torcida no País. “Este ano a estrutura está melhor que nos anos anteriores e posso garantir a vocês que em 2020 teremos um festejo junino mais expressivo ainda”, destacou.

Na noite deste domingo, 23, a programação inicia às 19 horas com animação do DJ Kadson. Às 20 horas, o grupo “Alegria não tem idade”, com participação dos idosos do Projeto Conviver. Depois, as eliminatórias das mirins Pinga Fogo e Rei do Sertão Mirim; os bois-bumbás Estrela Dalva e Flor do Campo, as adultas do Grupo B Coração de Estudante, Sementes da Terra e Rei do Sertão; a única Adulta do Grupo A que vai entrar na arena valendo pela eliminatória será a Fogo no Rabo.

Na Praça de Alimentação, milhares de pessoas se deliciam com alimentação típica desta época do ano e o DJ Warlen Miojo e Charles do Arraia e Banda vão completar a alegria para a galera com música “arretada”. (Ulisses Pompeu)