Um casal viveu horas de terror após ser vítima do roubo de uma SW4 (avaliada em R$ 400 mil) e ter sido mantido como refém durante a madrugada de segunda-feira (20) em Marabá. De acordo com informações da polícia, o crime foi encomendado por uma quadrilha que adultera veículos e os vende no mercado ilegal.
Um dos assaltantes, Washington Oliveira Martins Júnior, foi localizado pela Polícia Militar e preso na Vila Sororó, após uma intensa perseguição, com direito a troca de tiros entre criminosos e policiais.
Na manhã desta terça-feira (21), em coletiva de Imprensa, o superintendente de Polícia Civil, delegado Vinícius Cardoso, e o coronel Batista, comandante do Comando de Policiamento Regional II (CPR II), da Polícia Militar, deram detalhes sobre a ação criminosa.
Leia mais:O roubo aconteceu próximo à Avenida Minas Gerais, Bairro Belo Horizonte, e imagens de câmeras de segurança registraram a ação. A SUV estava sendo manobrada quando foi fechada pelo Volkswagen Gol, dirigido pelos assaltantes, um deles saiu do veículo armado. As vítimas foram obrigadas a sentar no banco traseiro e um dos assumiu a direção da SW4, enquanto o Gol realizava a escolta.
Após o roubo, o casal foi transferido para outro automóvel, um Polo, onde foi mantido refém entre as 19h50 de domingo (19) e as 5 horas de segunda-feira (20). As vítimas foram encontradas no Bairro Cidade Jardim, após passarem mais de nove horas rodando a cidade sob a mira de um dos assaltantes.
O veículo foi levado para fora do Estado, com a quadrilha utilizando os reféns como estratégia para evitar uma denúncia imediata. “Mantiveram eles como refém para que a camionete chegasse ao seu destino sem que o casal fizesse a denúncia do crime para a polícia”, explica o superintendente.
As autoridades policiais trabalham para recuperar a camionete e desarticular a quadrilha envolvida no crime.
INVESTIGAÇÃO
De acordo com informações da polícia, uma denúncia anônima deu início às investigações. A operação envolveu a Polícia Militar (PM), a Polícia Civil (PC), o Batalhão de Polícia Rural, o Batalhão de Missões Especiais (BME), e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Equipes de PM de Eldorado do Carajás e Parauapebas colaboraram com a operação.
Durante a investigação e monitoramento dos veículos, as autoridades identificaram que o Gol estava abandonado em Parauapebas, ele foi apreendido. Já o Polo foi localizado entre Eldorado e Marabá, por volta de 16h de segunda-feira. PMs do Batalhão Rural da Vila Sororó tentaram interceptar o veículo com uma barreira, mas os assaltantes conseguiram fugir, dando início a uma perseguição com troca de tiros.
A cerca de 10 quilômetros da Vila Sororó, os criminosos perderam o controle do carro e adentraram na mata. Um deles, Washington Oliveira Martins Júnior, foi capturado pelos policiais e confessou sua participação no assalto. Ele foi levado para a 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil e está à disposição da justiça.
As equipes policiais seguem realizando as buscas na região da Vila Sororó, na tentativa de localizar o segundo assaltante, que ainda não foi identificado.
Na coletiva de Imprensa, delegado Vinícius também detalhou que o Gol havia sido alugado, enquanto o Polo foi identificado como roubado.
O delegado Vinícius e o coronel Batista, durante o diálogo com a Imprensa, destacaram que o trabalho integrado das forças de segurança foi essencial para preservar a integridade das vítimas e avançar na investigação.
A operação segue em andamento e atua com foco na captura dos demais integrantes da quadrilha e na desarticulação do esquema criminoso.
(Luciana Araújo e Ulisses Pompeu)