O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) por meio da promotora de Justiça Agrária de Marabá, Alexssandra Muniz Mardegan, realizou, nesta terça-feira, 30, visita à Associação Parque de Tecnologia do Lago de Tucuruí (TECNOLAGO), localizada no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município.
A Associação tem o objetivo de promover o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico local e regional, além de fomentar atividades de pesquisa e ensino, apoio a empreendimentos de base tecnológica e implementação de um parque tecnológico, incluindo uma incubadora de empresas que contempla a gestão compartilhada de recursos humanos e materiais.
Na oportunidade, foi apresentado o projeto “Centro de Inteligência do Cacau” (CINCAU), que visa o desenvolvimento de um sistema de suporte à decisão integrado a ações de agricultores familiares produtores de cacau, com foco no aumento da produtividade e lucratividade de forma sustentável.
Leia mais:Durante a visita, o professor e diretor da Associação, André Luiz Amarante Mesquita, apresentou como funciona a atuação do CINCAU, que visa o desenvolvimento de um sistema de suporte à decisão integrado a ações de agricultores familiares produtores de cacau, com foco no aumento da produtividade e lucratividade de forma sustentável.
“O projeto foi pensado para ser implementado na região do Assentamento Tuerê, no município de Novo Repartimento, destacando a importância estratégica da região, que corresponde a cerca de 90% da produção de cacau no estado do Pará”, disse o professor.
A promotora de Justiça Agrária Alexssandra Mardegan ressaltou, ainda, a relevância do Programa de Aceleração do Crescimento e Consolidação da Cacauicultura no Estado do Pará (PAC CACAU-Pa). “Com o programa foi criado o Fundo de Apoio à Cacauicultura do Estado do Pará – FUNCACAU, um instrumento essencial de fomento aos produtores de cacau na região. O FUNCACAU tem como finalidade apoiar os programas da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC e as ações voltadas ao desenvolvimento sustentado das zonas de produção de cacau no Pará, visando aumentar a eficiência de produção e comercialização, promovendo a sustentabilidade e competitividade da cacauicultura regional”.
Também foi discutida na visita à implantação da “rota turística do cacau” no âmbito do Turismo de Base Comunitária (TBC), que contempla diversos municípios com vocação para o cultivo do cacau.
O Ministério Público do Estado do Pará enaltece as iniciativas que visam o progresso sustentável e a valorização dos produtos regionais, como o cacau, fortalecendo não apenas a economia, mas também a identidade e o potencial turístico do nosso Estado.