Nesta quinta-feira, 6, a promotora de Justiça Alexssandra Muniz Mardegan, participou de uma reunião com a prefeita de Curionópolis, Mariana Chamon, para abordar questões importantes do desenvolvimento do município, como a agricultura familiar local, trafegabilidade das estradas rurais, transporte e merenda escolar, regularização fundiária e turismo de base comunitária.
A promotora agrária – uma das responsáveis pelo programa “Raízes Sustentáveis” – ressaltou que um dos seus compromissos é fortalecer a agricultura familiar nos 23 municípios da região sudeste paraense por intermédio da promoção de práticas agrícolas sustentáveis, além de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais do Pará, servindo como modelo para iniciativas semelhantes em todo o Brasil.
O município de Curionópolis possui aproximadamente 600 quilômetros de estradas na zona rural e conta com um plano de manutenção constante, operado pela Secretaria de Obras do Município, para garantir a trafegabilidade dos produtos da agricultura familiar.
Leia mais:A prefeita Mariana Chamon apresentou um panorama dos avanços do município nos últimos anos, incluindo a construção de onze novas escolas e quatro novos centros de saúde, com a previsão de entrega de mais sete até o final 2025.
Dando prioridade também para a zona rural, Mariana realizou o asfaltamento da estrada de acesso à comunidade de Serra Pelada, demonstrando sua preocupação com a trafegabilidade das estradas vicinais, incluindo a construção de onze pontes de concreto, para garantir o escoamento da produção agrícola e o transporte escolar.
“Temos uma preocupação especial com a trafegabilidade das estradas da zona rural, para que os agricultores possam escoar sua produção, além de favorecer o transporte escolar. Nossa zona rural possui onze pontes de concreto e parte das vicinais asfaltada, dando mais condições para que não haja interrupção da trafegabilidade das estradas mesmo no inverno”, disse a prefeita.
Marcos Paulo Eleres, engenheiro florestal e atual secretário municipal de Produção Rural, revela que o município disponibiliza maquinário para o gradeamento de áreas produtivas. “Pedimos que o Ministério Público possa requerer junto ao SENAR a ministração de cursos de capacitação para os agricultores familiares de Curionópolis”, solicitou o secretário, ressaltando que o município conta com o Núcleo de Regularização Fundiária.
Durante a reunião, a prefeita de Curionópolis se comprometeu a fazer um levantamento das comunidades rurais e quais os cursos de qualificação que necessitam receber através do SENAR.
Um próximo encontro já foi agendado para o dia 17 de fevereiro, no auditório do MPPA, em Marabá, para que o órgão ministerial e a gestão municipal de Curionópolis possam tratar sobre a implementação do Turismo de Base Comunitária, haja vista que há cachoeiras e a vila de Serra Pelada, que podem ser exploradas como pontos turísticos.