• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Promessa de regularização é feita em reunião com pescadores da Z-30

por Redação
14/02/2020
em Cidades
A reunião contou com diversos pescadores, além das autoridades públicas. (Foto: Zeus Bandeira)

A reunião contou com diversos pescadores, além das autoridades públicas. (Foto: Zeus Bandeira)

183
Visualizações

Na manhã desta quinta-feira, 13, diversos pescadores se reuniram no auditório da Colônia Z-30 para debater pautas do interesse da classe. Entre elas a questão do Seguro Defeso, a Secretaria de Pesca, o INSS, entre outras. Na ocasião, estavam presentes autoridades da área, bem como parlamentares e a comunidade.

O Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Pará, Luiz Pinto, explicou que atualmente há dois problemas na área: a Portaria nº 11, que suspendeu 47 mil pescadores no estado devido irregularidades, a e ausência de documentos que provem que os pescadores exercem, de fato, a função.

Luiz Pinto. (Foto: TV Correio)

“Precisamos entender que a atividade passou por diversas pastas ao longo dos anos, ou seja, o acervo de registros dos pescadores foi se perdendo, já que não foi digitalizado. Nosso objetivo é apresentar um novo sistema, que irá armazenar todos os registros do Pará, com mais segurança, para mantermos esses dados guardados e atualizados”, explica o superintendente.

Luiz Pinto diz, ainda, que a partir de julho o recadastramento dos pescadores de Marabá será iniciado. “Tanto o presidente da colônia, quanto os demais responsáveis serão treinados para fazer esse cadastramento digital e nos enviar para atualização. Caso haja indícios de fraudes, o pescador pode ser penalizado e enquadrado dentro do limite da lei. Hoje em dia, há muitos pescadores que possuem o registro e nunca colocaram os pés na água”, esclarece Luiz.

O presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Sudeste do Pará, Magnum Taveira, conta que a proposta da reunião também serviu para unir os interesses do sindicato. “Temos esse projeto de fazer a união dos produtores rurais com os pescadores, para trazermos o filé do peixe para a merenda escolar, para alimentação do exército, entre outros. Essa proposta é uma bandeira nossa, que levantamos com apoio da Prefeitura de Marabá e da Câmara Municipal”, acrescenta Magnum.

Magnum Taveira. (Foto: TV Correio)

A CONTRADIÇÃO

Se por um lado há diversas propostas e projetos rodando as pautas da reunião, por outro quem participou acredita que os temas abordados não passavam de promessas. O pescador Josivaldo Ferreira, de 47 anos, exerce a atividade desde os 10 anos em Marabá e sustenta sua família da pesca. Ele conta que reuniões como essa são comuns em períodos eleitorais.

Josivaldo Ferreira. (Foto: TV Correio)

“Sempre temos reuniões assim quando é ano de eleição. Há palavras e palavras e nada se resolve, eu estou sem poder pescar devido ao período do defeso e o seguro atrasa sempre, ele chega para uns e para outros não. As promessas são muitas, mas elas nunca saem”, queixa-se Josivaldo. (Zeus Bandeira)

Comentários
Tags: Colônia Z-30MarabáPescadores
Matéria anterior

IFPA Industrial realiza certificação de Conselheiros Tutelares

Próxima matéria

Bolsonaro diz que incluir governadores no Conselho da Amazônia ‘não resolve nada’

RelacionadaMatérias

Salariômetro: reajuste salarial ficou abaixo da inflação em dezembro
Cidades

Salariômetro: reajuste salarial ficou abaixo da inflação em dezembro

22/01/2021
5
Armas nucleares: ONU e papa saúdam tratado sem assinatura de potências
Cidades

Armas nucleares: ONU e papa saúdam tratado sem assinatura de potências

22/01/2021
8
Enem 2020 tem novidades em acessibilidade
Cidades

Enem 2020 tem novidades em acessibilidade

22/01/2021
10
Próxima matéria
Bolsonaro diz que zera impostos se governadores acabarem com ICMS

Bolsonaro diz que incluir governadores no Conselho da Amazônia 'não resolve nada'

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019