Correio de Carajás

Projeto Parcerias Pelo Pará quer unir municípios e desenvolver a economia

Projeto Parcerias Pelo Pará busca explorar a potencialidades de cada região / Foto: JL Meireles

O Projeto Parcerias Pelo Pará que objetiva estreitar a relação com os municípios e gerar novas matrizes de desenvolvimento econômico no interior foi apresentado em Parauapebas na quarta-feira (11), no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip). O governo Estadual, responsável pelo projeto, percorrerá doze regiões do estado ouvindo empresários e buscando formas de potencializar a geração de empregos no Pará.

O coordenador de Desenvolvimento Industrial, Comércio e Serviços do Estado, Mauro Barbalho detalha a meta. “Fundamentalmente o Projeto Parcerias Pelo Pará visa aproximar as ações do governo do Estado aos municípios, as regiões de integração, mas com foco no município para que nós possamos entender as vocações, as percepções que a população está tendo, e a oportunidade que nós estamos chegando em todos os parceiros que fazem parte do projeto”.

Uma pesquisa realizada no início do segundo semestre de 2019 pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) aponta o Pará como um dos estados com maiores índices de geração de novos postos emprego, apenas no mês de julho, foram 1.137 e a maior parte deles 60% foram fora da Capital e região metropolitana. Já Parauapebas desponta como a cidade que mais gerou vagas no mercado formal no estado.

Leia mais:

O secretário Municipal de Desenvolvimento, Rodrigo Zanrosso conta que “a gente vê uma proximidade cada vez maior do governo do Estado com a região sul e sudeste do Pará o que é muito importante, bem como com a nossa cidade, falando sobre a desburocratização, trazendo novidades para o desenvolvimento do que o Estado está fazendo para desenvolver o estado como um todo, bem como potencializar as matrizes econômicas de cada município”. (Natália Brito e Theíza Cristhine)

Rodrigo Zanrosso destaca presença cada vez maior do governo na região / Foto: JL Meireles