Correio de Carajás

Projeto oferece atividades culturais gratuitas em Marabá

O universo do teatro nas cidades será debatido em uma vasta programação para Marabá e região

ARTE NAS CIDADES

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O “Cultura em Marabá” tem uma programação totalmente on-line voltada para o público de diversas idades da cidade paraense e região

Ampliar o acesso à diversidade cultural aos moradores de Marabá, incentivando o interesse por diferentes formas de expressão artística. Esse é o propósito do projeto Cultura em Marabá, que traz à cidade e região uma série de atividades gratuitas e em formato on-line, que poderão ser acessadas por estudantes e educadores de escolas públicas, adultos e idosos. A programação ocorre entre os dias 25 e 29 de outubro e as inscrições podem ser feitas no site www.ntics.com.br/culturaemmaraba.

Entre as atividades estão oficinas de mosaico, arte urbana, reciclagem e pintura, workshop de capacitação para educadores, além de exposição virtual, peça de teatro e bate-papo com artistas. As oficinas, que serão oferecidas em dois horários (10h e 14h), são voltadas para estudantes e população em geral de Marabá e municípios próximos. Ao final de cada oficina, os participantes assistirão a uma apresentação teatral.

Outra atividade do projeto foi pensada para atender, de forma especial, a professores da rede pública de ensino ou educadores culturais. É um workshop que oferece capacitação para incentivar, em sala de aula, o consumo de cultura. A atividade será realizada no dia 25 de outubro, às 17h.

Leia mais:

A terceira atividade do Cultura em Marabá será realizada no dia 28 de outubro, também às 17h. Será um bate-papo virtual, em formato de live no instagram, entre os atores que apresentam a peça teatral e o público. A temática da conversa será o universo do teatro e a importância das ações culturais nas cidades e a presença da arte para o desenvolvimento humano. Tanto alunos e público interessado em participar do projeto, quanto os educadores, devem se inscrever neste site.

O projeto é realizado pela Sustentabilidade e Cultura Produções, em parceria com a NTICS Projetos e Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. Segundo o diretor de expansão da NTICS Projetos, Abílio Martins, a iniciativa foi desenvolvida para proporcionar a difusão de diferentes linguagens artísticas, além de democratizar e descentralizar o acesso a bens e produtos culturais.

“Queremos que as atividades atinjam comunidades onde há escassez de eventos culturais. E, especialmente neste período difícil, queremos que a arte e cultura possam servir como alívio e para elevar a autoestima e espírito de cidadania da população de Marabá e região”, explica.

A expectativa do projeto é atender cerca de mil estudantes da cidade, além de adultos e idosos. O Cultura em Marabá é alinhado às metas de quatro dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). São eles: Educação de Qualidade (ODS 4), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Solidariedade e incentivo à doação para quem mais precisa

Para ajudar instituições da cidade e região que atuam com assistência social a atender famílias que precisam de alimentos e outros itens básicos, o projeto Cultura em Marabá apoia uma campanha de solidariedade e abriu seus canais de divulgação para informar formas de doação.

São cerca de 15 instituições que atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos e necessitam de doação de alimentos para a confecção de cestas básicas, material de limpeza e higiene e recursos financeiros para o pagamento de suas principais despesas.

No site do projeto, estão listadas todas as instituições que participam da campanha, suas principais necessidades, seus endereços e contatos. Para saber quais são, basta acessar aqui.

Sobre as entidades

A Sustentabilidade e Cultura Produções é o braço operacional do grupo NTICS Projetos. Há 19 anos a NTICS Projetos tem como premissa implementar projetos e soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável no mundo. Hoje, com operações no Brasil, Estados Unidos e Europa, somamos mais de 1.000 projetos desenvolvidos e mais de 10 milhões de pessoas impactadas diretamente.

Há três anos somos uma empresa signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e, com isso, aspectos sociais (S), governança (G) e a constante busca por soluções sustentáveis (E) norteiam nosso plano de negócios. Nossas unidades de negócios compreendem quatro eixos: Certificação para negócios sustentáveis; Desenvolvimento de projetos estratégicos com foco nos ODS, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Inovação e Recursos Hídricos; Plataformas que integram todo o processo de governança, compliance e indicadores para projetos de responsabilidade social; e Consultoria para a criação de comitês de sustentabilidade e responsabilidade social.

Serviço

O quê: Projeto Cultura em Marabá – oficinas on-line, exposição virtual, teatro, bate-papo com artistas, workshops para educadores

Quando: entre os dias 25 e 29 de outubro

Quanto: Gratuito

Inscrição e informações: Todas as informações sobre o projeto e inscrição nas atividades podem ser acessadas no link https://linktr.ee/culturaemmaraba

Cronograma das atividades

Workshop para professores: 25 de outubro, das 17h às 18h.

Live com Artistas: 28 de outubro, das 17h às 17h.

Oficina para estudantes: 26 a 29 de outubro, das 10h às 11h ou das 14h às 15h.

Comentários
James Michael Tyler, o Gunther de 'Friends', morre aos 59 anos

James Michael Tyler, o Gunther de 'Friends', morre aos 59 anos

James Michael Tyler, conhecido por interpretar o personagem Gunther na série “Friends”, morreu na manhã deste domingo (24), aos 59…
Baldwin apontava para a câmera quando a arma disparou, diz depoimento

Baldwin apontava para a câmera quando a arma disparou, diz depoimento

O ator Alec Baldwin apontava o revólver para a câmera no set de “Rust” quando a arma disparou, atingiu a diretora de fotografia Halyna Hutchins…
Alec Baldwin fala sobre acidente que tirou a vida de diretora de fotografia

Alec Baldwin fala sobre acidente que tirou a vida de diretora de fotografia

O ator Alec Baldwin falou sobre o acidente que tirou a vida da diretora de fotografia Halyna Hutchins, que trabalhava nas filmagens do faroeste Rust.…
Alec Baldwin mata mulher com arma cenográfica em gravação de filme

Alec Baldwin mata mulher com arma cenográfica em gravação de filme

O ator Alec Baldwin disparou a arma cenográfica que matou uma mulher e deixou um ferido no set do filme “Rust” nesta quinta-feira (21)…
Ruby Rose denuncia abusos e ameaças nos bastidores da série 'Batwoman'

Ruby Rose denuncia abusos e ameaças nos bastidores da série 'Batwoman'

Ruby Rose chocou o público ao revelar os motivos que a fizeram deixar o papel de protagonista de “Batwoman” após o…
Um terço da Desmonte chega às plataformas de streaming

Um terço da Desmonte chega às plataformas de streaming

Nem bem a Desmonte deixou de lado a ideia inicial de focar no dream pop de bandas como o Terno…