Correio de Carajás

Projeto Gastronomia do Amanhã capacita pessoas em Parauapebas

O projeto Gastronomia do Amanhã, que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade social, com oficinas de mercado e cozinha, e que ao longo de sua história já contribuiu com a formação de mais de 1.500 alunos, chega à 6ª edição e percorre 13 municípios paraenses. Desde esta quarta-feira (29) até a sexta (2), a iniciativa esta em Parauapebas. Em seguida, a ação seguirá calendário de acordo com cada localidade.

O cronograma conta com cinco dias de oficinas, sendo quatro de aulas teóricas e práticas e, no quinto e último dia, o resultado de todo esse processo será compartilhado com o público em uma mostra gastronômica, com a entrega de certificados.

De acordo com Michelle Miranda, analista de sustentabilidade da Equatorial Pará, empresa que mais apoia projetos culturais no Estado, o Gastronomia do Amanhã é uma oportunidade para incentivar a geração de renda, autonomia e independência financeira dos moradores locais.

Leia mais:

“Durante o curso, acreditamos na mudança de realidade de cada participante, todos têm a oportunidade de aprender, trocar e vivenciar novas experiências, além de ter sua independência financeira por meio do Gastronomia. Eles também são fonte de inspiração para os outros jovens da comunidade com os seus trabalhos reconhecidos e, com certeza, repassarão o que aprenderam para outras pessoas, deste modo, tornando o projeto um círculo de sucesso e de infinito impacto social”, destaca.

Em Parauapebas, o curso ocorre no Escritório Social do Residencial Vale do Sol, das 14h às 18h. Depois, o Gastronomia do Amanhã passará por Nova Ipixuna e Magalhães Barata.  Anteriormente, o curso esteve em Belém, Ananindeua, Marituba, Santarém, Itaituba, Abaetetuba, Altamira, Peixe-boi, Marabá e Cametá.

Aulas

Os alunos passam por uma carga intensa de aprendizado com chefes de cozinha. Os participantes aprendem sobre diversos assuntos ligados à culinária como o desenvolvimento de ficha técnica para alimentos, técnica de bases de cozinha, segurança alimentar, noção de marketing de produtos e empreendedorismo.

Liane Gaby, coordenadora do projeto, explica que um dos principais legados da ação é a transformação de vida causada nas pessoas que começam a enxergar na gastronomia uma fonte de renda e oportunidade de crescimento pessoal.

“Lidamos muito com pessoas em situação de vulnerabilidade social e financeira.  Quando o curso termina, vários conseguem criar o seu próprio negócio. Já tivemos inscritos que montaram restaurantes, buffets e deliveries que hoje são empreendimentos de referência em suas cidades. Então, esse é o nosso maior prêmio. Mesmo depois que o curso passa pela comunidade, os nossos chefes-consultores auxiliam e acompanham o desenvolvimento dos alunos”, pontua Liane.

O Gastronomia do Amanhã é um patrocínio da Equatorial Energia, via Lei Semear, e possui a realização do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã.