Correio de Carajás

Projeto economia criativa e música encerra edição 2024 em Marabá

Foto: Divulgação

Marabá é o sexto e último município a receber as atividades do Festival #Partiu – Economia Criativa & Música da Amazônia. A equipe do projeto, em parceria com a Associação de Artesãs Preciosa Amazônia, de Parauapebas, iniciou a oficina de biojoias na última segunda-feira (4) e as aulas encerraram hoje (6). Os resultados das aulas serão expostos amanhã (7), a partir das 18h30, na Feira Criativa que será realizada na Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira.

Todas as atividades previstas pelo projeto foram oferecidas gratuitamente e a procura pelas vagas foi expressiva. Para as oficinas de biojoias, por exemplo, as inscrições foram esgotadas com 20 dias de antecedência. Durante as aulas, os alunos receberam instruções sobre os tipos de materiais e sementes utilizados, seleção, tratamento, manipulação e criação de biojoias. A Feira Criativa ocorre em paralelo ao show da cantora Lynda Sousa. Antes de chegar a Marabá, a programação já passou pelas cidades de Jacundá, Água Azul do Norte, Parauapebas, Curionópolis e Redenção. Todas as informações estão disponíveis @festivalpartiu, perfil do projeto no Instagram.

A arte-educadora Ana Lúcia de Souza foi uma das alunas que participou das oficinas em Rede

Leia mais:

nção e acredita que os conhecimentos adquiridos ajudarão nas atividades que ela já desenvolve no coletivo de mulheres em que atua.

“Ter aprendido sobre as biojoias é uma coisa que vai me ajudar muito porque eu quero inclusive usar isso dentro dos projetos que a gente desenvolve junto a essas mulheres que participam do coletivo. As aulas foram maravilhosas e acho que agregam muito também para o município, porque a gente não tem esse tipo de trabalho aqui em Redenção, não temos muito contato com as biojoias”, avalia.

Para Sandra Brasil, uma das artesãs que ministraram as aulas em Redenção, as oficinas têm sido uma forma de perpetuar uma vertente artística que tem raízes profundas na região no Norte do Brasil. “Pra gente, é uma honra participar desse projeto. Porque não é só um conhecimento sobre sementes, é conhecimento sobre a nossa ancestralidade, que nós ajudamos a fazer chegar a diversos municípios e, com isso, ajudamos a manter viva essa cultura”, afirma a artesã.

O Festival #Partiu – Música da Amazônia & Economia Criativa tem visitado municípios com a proposta de oferecer uma oportunidade de geração de renda e acesso a arte e cultura às populações do sul e sudeste do Pará. O Festival é um projeto marabaense, assinado pela produtora cultural Ita do Norte Produções, que realiza a programação. O evento itinerante tem patrocínio da Equatorial Energia, por meio do Programa Semear, e apoio institucional da Fundação Cultural do Estado do Pará e do Governo do Pará.