Correio de Carajás

Projeto Curumim leva diversão a crianças e jovens da Aldeia Suruí

Parceria de sucesso entre MPPA, FCCM, prefeituras de São Geraldo e Piçarra promove festa e valoriza a identidade indígena

Crianças da aldeia Aikewara fazem apresentação cultural durante o evento de confraternização

Pelo segundo ano consecutivo, o Projeto Curumim – parceria entre o Ministério Público do Estado do Pará, Fundação Casa da Cultura de Marabá e as Prefeituras de São Geraldo do Araguaia e Piçarra – a Aldeia Suruí Aikewara foi tomada pela alegria para celebrar o Dia das Crianças.

Com o lema “Alegria e Dignidade à Comunidade Indígena Aikewara”, a festa contou com apresentações culturais, brincadeiras e muita diversão, promovendo a descontração e o fortalecimento dos laços comunitários. A festa foi comandada pela Banda Waldemar Henrique e pela equipe da Cia de Artes, ambos da FCCM, e pelos moradores da comunidade indígena, que puderam experienciar uma manhã totalmente diferente da rotina do dia a dia com que estão acostumados.

Leia mais:

“Essa parceria tem produzido trabalhos com resultados positivos. Fico muito feliz, porque cada vez que venho aqui vejo a aldeia mais verde, mais limpa e organizada. A presença da Fundação nesta comunidade tem sido constante através dos nossos pesquisadores. E hoje trouxemos um timaço pra cá. Esse momento é de consolidação do projeto”, disse Vanda Américo, vereadora e ex-presidente da FCCM, enfatizando que o projeto vem se fortalecendo com a parceria entre os indígenas e as instituições.

Vanda Américo com os promotores de Justiça parceiros do Projeto Curumim

Sempre presente na comunidade, a promotora de Justiça, Alexssandra Mardegan, ficou extremamente satisfeita com o que viu na aldeia, destacando os resultados positivos dos projetos nos últimos anos. “Estou muito feliz em ver aqui na comunidade o fruto do que a gente tem feito, que é apoiá-los para produzirem alimentos e, assim, fornecerem para a merenda escolar dos municípios.  Ver como vocês têm tido sucesso na produção me alegrou muito e me motiva em fazer ainda mais investimentos aqui na comunidade”, comemorou Mardegan.

Vanda Américo com os promotores de Justiça parceiros do Projeto Curumim

Josélia Leontina, promotora de Justiça do Meio Ambiente, também reforçou sobre o progresso da comunidade em buscar melhorar sua produção e envolver a comunidade a ter um cuidado maior com o meio ambiente.

“A gente não tinha incentivo para produção e hoje nós temos. Está dando certo e o nosso povo vai continuar sendo bem alimentado. Graças a Deus temos o apoio de vocês. Eu e o Mairá estamos trabalhando para que a comunidade cresça e cuide bem da nossa terra”, disse o cacique Mahu Suruí, representante do Povo Suruí, expressando toda sua felicidade em ver a parceria entre o MPPA, a FCCM e a aldeia.

O Projeto Curumim – considerado uma ramificação do Projeto Reviver, que atua na recomposição de espécies nativas da região – tem o objetivo de atuar diretamente com crianças e jovens da comunidade indígena, resgatando e valorizando suas origens de forma lúdica e divertida.

Com muitas brincadeiras, valorização da cultura e resgate da infância indígena, os adultos se uniram com as crianças e a festa contou com a participação de toda a comunidade, que se divertiu e compartilhou momentos de muita alegria.

“Esse momento é um ato de bondade, uma forma da gente reconhecer o valor da criança e do adolescente da comunidade”, finaliza o promotor de Justiça Erick Fernandes.

(Ana Mangas)