Pelo segundo ano consecutivo, o Projeto Curumim – parceria entre o Ministério Público do Estado do Pará, Fundação Casa da Cultura de Marabá e as Prefeituras de São Geraldo do Araguaia e Piçarra – a Aldeia Suruí Aikewara foi tomada pela alegria para celebrar o Dia das Crianças.
Com o lema “Alegria e Dignidade à Comunidade Indígena Aikewara”, a festa contou com apresentações culturais, brincadeiras e muita diversão, promovendo a descontração e o fortalecimento dos laços comunitários. A festa foi comandada pela Banda Waldemar Henrique e pela equipe da Cia de Artes, ambos da FCCM, e pelos moradores da comunidade indígena, que puderam experienciar uma manhã totalmente diferente da rotina do dia a dia com que estão acostumados.
Leia mais:“Essa parceria tem produzido trabalhos com resultados positivos. Fico muito feliz, porque cada vez que venho aqui vejo a aldeia mais verde, mais limpa e organizada. A presença da Fundação nesta comunidade tem sido constante através dos nossos pesquisadores. E hoje trouxemos um timaço pra cá. Esse momento é de consolidação do projeto”, disse Vanda Américo, vereadora e ex-presidente da FCCM, enfatizando que o projeto vem se fortalecendo com a parceria entre os indígenas e as instituições.
Sempre presente na comunidade, a promotora de Justiça, Alexssandra Mardegan, ficou extremamente satisfeita com o que viu na aldeia, destacando os resultados positivos dos projetos nos últimos anos. “Estou muito feliz em ver aqui na comunidade o fruto do que a gente tem feito, que é apoiá-los para produzirem alimentos e, assim, fornecerem para a merenda escolar dos municípios. Ver como vocês têm tido sucesso na produção me alegrou muito e me motiva em fazer ainda mais investimentos aqui na comunidade”, comemorou Mardegan.
Josélia Leontina, promotora de Justiça do Meio Ambiente, também reforçou sobre o progresso da comunidade em buscar melhorar sua produção e envolver a comunidade a ter um cuidado maior com o meio ambiente.
“A gente não tinha incentivo para produção e hoje nós temos. Está dando certo e o nosso povo vai continuar sendo bem alimentado. Graças a Deus temos o apoio de vocês. Eu e o Mairá estamos trabalhando para que a comunidade cresça e cuide bem da nossa terra”, disse o cacique Mahu Suruí, representante do Povo Suruí, expressando toda sua felicidade em ver a parceria entre o MPPA, a FCCM e a aldeia.
O Projeto Curumim – considerado uma ramificação do Projeto Reviver, que atua na recomposição de espécies nativas da região – tem o objetivo de atuar diretamente com crianças e jovens da comunidade indígena, resgatando e valorizando suas origens de forma lúdica e divertida.
Com muitas brincadeiras, valorização da cultura e resgate da infância indígena, os adultos se uniram com as crianças e a festa contou com a participação de toda a comunidade, que se divertiu e compartilhou momentos de muita alegria.
“Esse momento é um ato de bondade, uma forma da gente reconhecer o valor da criança e do adolescente da comunidade”, finaliza o promotor de Justiça Erick Fernandes.
(Ana Mangas)