Correio de Carajás

Projeto ‘Canaã, Mãos que Criam’ valoriza o artesanato local

O projeto ‘Canaã, Mãos que Criam’, selecionado pelo Edital de Artesanato – Lei Paulo Gustavo 2023,  tem a intenção de fomentar e disponibilizar espaços para a exposição de peças dos artesãos e artesãs de Canaã dos Carajás, além de realizar uma série de atividades que visam capacitá-los, fortalecendo, desse modo, a economia solidária no município.

A ideia do projeto surge no contexto das dinâmicas sociais da cidade de Canaã dos Carajás, com alto percentual migratório e a chegada de muitas mulheres à cidade acompanhando seus companheiros ou mesmo em busca de emprego e renda no território operário de Carajás.

É neste sentido que o projeto se propõe a realizar algumas atividades ao longo de 2024, com foco na oportunização de possibilidades de geração de renda às mulheres e na valorização e comercialização dos artesanatos confeccionados pelas artesãs residentes em Canaã.

Leia mais:

Entre outros objetivos, o projeto se propõe também a montar uma feira de artesanato que acontecerá em junho, dentro da programação do Canaã Cidade Junina,   realizar um evento cultural junto à feira, ofertar duas capacitações para as artesãs da cidade, ministrar uma palestra e encontro de mulheres e, por fim, produzir um vídeo documentário.

O perfil do público a ser atendido pelo projeto é composto majoritariamente por mulheres adultas que trabalham com a economia criativa na cidade, ou seja, as artesãs. São mulheres que estão acima dos 16 anos, casadas ou solteiras, e que residem na cidade, independente do seu tempo de permanência e escolaridade.

As mulheres são oriundas de bairros diversos, do centro à periferia, sendo algumas delas do campo, residentes nas vilas ao entorno da cidade. Serão contempladas mulheres que atuam sozinha ou em organizações de bairros, coletivos e cooperativas.

A primeira oficina aconteceu do dia 22 ao dia 26 de abril na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, com o tema “Oficina de Empreendedorismo no Artesanato”, ministrada pela profissional Claudene Brito.

O segundo momento de atividades aconteceu no dia 18 de maio, sábado, também no auditório da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, com a realização do ‘Encontro de Mulheres Artesãs de Canaã dos Carajás’ e a palestra ‘Mulheres, Arte e Amazônia’, ministrada por Raíssa Ladislau, mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia.

O objetivo do encontro e da palestra foi o de despertar o protagonismo feminino dentro do segmento do artesanato em Canaã. Todos os eventos promovidos pelo projeto são gratuitos, com acessibilidade e destinados ao público adulto que trabalha com artesanato na cidade e região.

Aos interessados em saber mais sobre o projeto ou mesmo acompanhar as próximas ações, basta acessar as página do organizador no Instagram: @ecocanaabiojoias e @claudenefbrito. Para o mês de junho, o projeto tem prevista uma oficina de ‘Elaboração de Projetos Culturais’ a acontecer na última semana do mês, paralela às atividades da Feira de Artesanato que ocorre junto ao Canaã Cidade Junina.

(Divulgação)