Moradores de Marabá e região, com ensino fundamental completo e 18 anos de idade ou mais, podem se inscrever até esta terça-feira, 22 de agosto, no processo seletivo para ingresso em sete cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional gratuitos promovidos pela Tecnored e Vale, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
As inscrições poderão ser feitas somente de forma presencial, no Senai de Marabá, que fica localizado na Folha 31, setor Especial, lote Especial, no núcleo Nova Marabá. O atendimento funcionará das 8h às 18h.
Este é o segundo ciclo de cursos realizados por meio do “Tecnored Capacita”, programa que tem o objetivo de preparar a população da região para o mercado de trabalho, garantindo um aprendizado de qualidade. Atualmente, cerca de 180 pessoas participam de cinco cursos técnicos gratuitos na área industrial, que foram iniciados em março deste ano.
Leia mais:Como se inscrever?
Para se inscrever nas novas vagas abertas, os candidatos deverão apresentar um documento oficial de identificação com foto, CPF e comprovante de escolaridade e de residência (conta de energia, água ou telefone). Os documentos devem estar em via original e, também, em cópia.
Serão oferecidas 175 vagas distribuídas em sete cursos. São eles: Pedreiro de Alvenaria, Carpinteiro de Obras, Soldador – Processo Eletrodo Revestido em Aço Carbono, Eletricista Predial, Fabricação de Salgados Folhados e Semifolhados, Técnicas de Bolo Caseiro e Técnicas de Bolos Confeitados. Será permitido ao candidato optar por apenas um curso durante a etapa de inscrição.
Para promover a equidade de gênero nas áreas técnicas, 50% das vagas terão como foco mulheres.
Pessoas com deficiência também podem se inscrever no processo seletivo.
Outros detalhes, como as etapas do processo seletivo, a carga horária e o período dos cursos, podem ser conferidos no Edital nº 12/2023/CEP MRB. O documento está disponível no site www.senaipa.org.br.
Sobre a Tecnored
A Tecnored é uma subsidiária 100% da Vale, focada no desenvolvimento de ferro-gusa de baixo carbono, por meio do uso de fontes de energia, como biomassa, gás de síntese e hidrogênio, que emitem menos CO2 que os processos tradicionais de fabricação de ferro-gusa. A unidade está sendo construída no Distrito Industrial de Marabá. As obras de construção foram iniciadas em 2022 e a previsão de conclusão é 2025.