A redação do Correio de Carajás se tornou sala de aula na tarde desta terça-feira (18), com as aulas do produtor audiovisual Breno Pompeu sobre fotografia e edição de imagens. Na ocasião, jornalistas, fotógrafos e social medias da equipe foram treinados para (re)aprenderem o básico no que diz respeito às técnicas de criação de imagens e a curadoria, tratamento e manipulações destas, no meio jornalístico.
Pensando no dia a dia da redação, o objetivo do curso foi introduzir os participantes nas convenções sobre uso de câmeras em dispositivos móveis e apresentar a linguagem fotográfica por meio de atividades teóricas e práticas.
Leia mais:A equipe aprendeu sobre as configurações básicas de medição e controle de luz, as convenções de enquadramento e composição, e o conceito de foco. Tudo isso, aplicado em câmeras fotográficas e celulares, para posteriormente editar as fotos em aplicativos, como o Lightroom.
O Adobe Photoshop Lightroom é um software criado pela a Adobe Systems para Mac OS X e Microsoft Windows, designado à edição rápida e o armazenamento de fotos digitais.
O treinamento foi voltado para as atividades básicas cotidianas, que agregaram tanto iniciantes quanto profissionais, a se aperfeiçoarem nesta arte. Segundo Breno, isso alinha os conhecimentos de todos que fazem parte da equipe, deixando-a mais coesa. Além disso, é um plus individual, já que soma a cada um, uma ferramenta amplamente usada no mercado de trabalho.
“A maioria das profissões faz uso de registros fotográficos profissionalmente, logo, a proposta da oficina é atualizar os profissionais que fazem uso da fotografia e ser uma ‘porta de entrada’ para os iniciantes”, pontuou.
A aula focou em fotometria, enquadramento, foco na ferramenta de desenvolvimento que permite organizar, armazenar e compartilhar as fotos, também. (Thays Araujo)