Nesta quarta-feira (23) as escolas da rede municipal de Marabá amanheceram vazias de alunos, devido a uma paralisação, para uma reunião que acontece nesta tarde, entre os profissionais da Educação e o prefeito Toni Cunha. Eles vão debater as reivindicações da categoria. Dependendo da proposta apresentada pelo Executivo Municipal, os professores poderão anunciar uma greve hoje mesmo.
Quem confirmou essa informação foi a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública do Pará (Sintepp), Subseção Marabá, Tatiana Alves. “A gente já convoca a categoria para participar deste momento, porque quando nós sairmos da reunião, nós vamos ter que conversar para saber se a categoria aceita ou não a proposta do governo e já faremos uma assembleia”, informa.
Ainda de acordo com a sindicalista, os profissionais da Educação têm motivos de sobras para entrar em greve, pois a prefeitura tem um débito muito grande com esses trabalhadores. Isso inclui as gestões anteriores e a atual gestão também.
Leia mais:
Inclusive, um ponto que deve gerar embates é o pagamento do piso salarial do magistério, que foi prometido pelo prefeito Toni Cunha quando ele ainda era candidato a prefeito. Na ocasião, ele declarou: “Piso não se discute. Piso se paga”. Mas, depois de eleito, ele nem discutiu e muito menos pagou.
Em nota, a prefeitura informou que as Secretarias Municipais de Educação; e de Planejamento e Controle estão em tratativas com o sindicato em relação à pauta e buscarão juntos a melhor negociação possível.
(Chagas Filho)