Correio de Carajás

Proerd: Governo reforça ações

Dentro do conjunto de ações que visam o combate à criminalidade no Pará, o governador Helder Barbalho sempre deixou claro que vê a solução na raiz social do problema, que vai muito além da presença da Polícia nas ruas, ou da prisão de criminosos. Uma das formas como o governo tem materializado essa ideia é a ampliação do alcance e fortalecimento de ações como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar (PM). Nesta quarta-feira (19), em Marabá, os primeiros 3500 alunos do 5º ao 7º ano do ensino fundamental de 13 escolas das redes de ensino municipal concluíram etapa do programa.

A criançada estava animada e gritava a todo momento o lema do Programa

Além de Helder, a formatura teve a presença do prefeito Tião Miranda, secretário regional João Chamon, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior; coordenador Estadual do Proerd, Tem. Cel. Paulo Rosa; comandante CPR-II, coronel Juniso Honorato; comandante do 4° BPM, Ten. Cel. Dayvid Sarah, a coordenadora do Proerd, Luana Sarah; o superintendente de Polícia Civil Tiago Carneiro, entre outros oficiais da polícia, deputados, vereadores, convidados.

O evento ocorreu na tarde da última quarta-feira, dia 18, no salão da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na Folha 33, nova Marabá.

Leia mais:
Mascote chegou em moto e fez a alegria da criançada

ATIVIDADE

“Luz, câmera, ação” é um dos lemas do Proerd, que foi decorado e repetido diversas vezes durante a cerimônia pelos alunos animados. A finalidade do Programa, que é parte dos trabalhos da PM em ação conjunta com as escolas e a comunidade, é reconhecer pressões e influências diárias que levam os estudantes ao uso de drogas e à prática da violência.

De acordo com o governador, a formação das crianças permitirá maior clareza para a tomada de decisão dos caminhos de vida. “Elas saberão distinguir o bem do mal e saber claramente as consequências que as drogas podem trazer como fim de vida, destruição absoluta. É neste momento, dentro da escola, com o apoio das famílias que é possível formar valores e garantir as boas escolhas que permitam um futuro melhor”, disso Helder durante seu discurso.

Ele também reafirmou a importância do governo no desenvolvimento e na vida dos alunos. “Este é o papel que o Estado deve exercer em parceria com cada família. Que a escola seja um ambiente pedagógico e do conhecimento, mas também um ambiente de formação de cada cidadão. A polícia tem o papel de garantir a segurança pública, mas também uma atuação decisiva de cidadania e é isto que a instituição faz com o PROERD espalhado no nosso estado”, concluiu.

Segundo o comandante-geral da PM, o coronel Dilson Jr., o trabalho do Proerd vem colaborar, suplementar e fortalecer os valores de base, que são passados pela família e pela escola, valores como respeito às pessoas, respeito à família, valorização das pessoas e da vida dando ferramentas para que a criança não se torne vítima nem das drogas e nem da violência.

Veículo conseguido por uma emenda parlamentar do secretário Regional do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, quando ainda era deputado estadual. Na oportunidade houve a entrega simbólica dessa viatura para a equipe atuante do PROERD. “Que esse veículo venha ajudar o trabalho dos instrutores. É um momento realmente fantástico para a nossa sociedade e principalmente para nossas crianças que hoje estão aqui participando da formatura desse grande programa”, comemorou.

Entrega das chaves da viatura que atenderá ao Proerd: emenda de Chamon quando deputado

Em um momento de descontração, o governador arrancou risadas e aplausos das crianças ao cantar e coreografar junto dos instrutores a música tema do programa. Em seguida, houve a entrada do mascote, o leão Daren, que enlouqueceu os alunos ao adentrar o espaço em uma moto da Polícia Militar.

Na formatura desta quinta-feira, treze escolas municipais estiveram presentes. Foram elas: Escola Felipa Serrão Botelho, Escola Pedro Peres Fontenelle, Escola Martinho Mota da Silveira, Escola São Francisco, Escola Oneide de Sousa Tavares, Escola Pequeno Pajé, Escola Nossa Senhora de Fátima, Escola Albertina Sandra Moreira, Escola Professor Mário Antônio Alves da Silva, Escola Dr. Inácio Sousa Moita, Escola Basílio Miguel dos Santos, Escola Judith Gomes Leitão e Escola Professora Dinalva Gomes Arruda.

O programa

Entre os objetivos do Proerd está o ensino aos estudantes de boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável, de modo que os jovens estejam capacitados para fazerem escolhas livres do abuso de drogas, violência e outros comportamentos perigosos. O Programa trabalha ainda questões de civismo, cidadania e valores humanos.  (Karine Sued)

Síntese

O Proerd foi criado em 1983 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 1992. No Pará, já formou mais de 350 mil crianças em todo o estado. Em Marabá, completa 10 anos de atuação este ano.