Correio de Carajás

Prodígios do Jiu-jitsu marabaense representarão a cidade no Brasil e no mundo

Colecionando dezenas de medalhas, os jovens, agora, vão atrás de mais títulos/ Foto: Jeferson Pinheiro

Quatro jovens talentosos de Marabá estão se preparando para representar a cidade em importantes campeonatos de Jiu-Jitsu este ano. Os prodígios Wesley Victor de Lima Farias, de 12 anos, Eduarda Costa Caires e Maria Kamilly Moreira de Souza, ambas de 13 anos, e Maria Giovanna Guedes, de 15 anos, estão prontos para mostrar suas habilidades no tatame nacional e internacional. Os competidores representam a academia Avantebjj, do professor Reginaldo Borcem.

Nos dias 23 e 24 de junho acontece o Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu (CBJJ), sediado em Barueri, São Paulo. Já no dia 10 de maio, os “jiu-jiteiros” competirão no Campeonato Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJ), que acontece em Salvador. Já o Pan Kids Championship, acontecerá nos Estados Unidos, em julho.

QUEM SÃO OS PRODÍGIOS

Leia mais:

Wesley Victor, com faixa amarela na categoria kids, conta que iniciou no tatame aos quatro anos e tem um objetivo claro para os campeonatos. “Espero ganhar!”. O Jiu-Jitsu entrou na vida do jovem através do pai, Wellington Costa Farias, um praticante dedicado desde antes do nascimento do garoto. Seguindo os passos, Wesley competiu e se apaixonou pela arte marcial.

Eduarda Costa Caires já traz consigo uma maior experiência, tendo participado do campeonato em Fortaleza e do sul-americano. Ela descobriu sua paixão pelo Jiu-Jitsu enquanto andava de patins e trocou rapidamente de esporte. Eduarda é também uma lutadora no espectro autista, mostrando determinação e dedicação admiráveis.

Maria Kamilly Moreira de Souza possui a faixa cinza e já competiu em diversos torneios em várias cidades. Animada e cheia de expectativas para seu primeiro campeonato CBJJ, ela conta que está treinando intensamente todos os dias para alcançar o título.

Os jovens talentos são treinados por Wellington Costa Farias, que destaca o progresso significativo alcançado pelos atletas. Graças ao apoio familiar e às conquistas inspiradoras de Maria Giovanna Guedes ao longo dos últimos anos, outros competidores, como Wesley, Eduarda e Kamilly, seguiram os seus passos. “O nível de competição aumentou progressivamente, com destaques em campeonatos municipais, estaduais e agora nacionais”, aponta.

DESTAQUE INTERNACIONAL

A adolescente Giovana Guedes, de 15 anos, representará Marabá, o Pará e o Brasil no Pan Kids Championship, nos Estados Unidos, em julho. A jovem, que já contabiliza 64 medalhas, vai enfrentar mais um desafio no mundo do jiu-jitsu, desta vez com o apoio do governo do Estado.

À reportagem, ela compartilhou sua empolgação com o próximo desafio no Pan Kids de Jiu-Jitsu, programado para o dia 24 de julho. Com o suporte do governo do Pará, por meio da Secretaria de Esportes do Estado, ela expressa seu desejo de conquistar o título e trazer orgulho não apenas para Marabá, mas também para o Pará e o Brasil.

“Ao competir no Pan Kids nos Estados Unidos estou realizando um grande sonho. No ano passado, disputei o europeu na Irlanda e, desta vez, estou determinada a trazer esse título para casa”, afirma Maria Giovana, evidenciando seu sonho em deixar mais uma marca no cenário internacional do jiu-jitsu.

(Thays Araujo)