Noan Lemos Gonçalves, prodígio marabaense da natação, está de contrato assinado com o Fluminense Football Clube e de malas prontas para se mudar para a cidade do Rio de Janeiro no dia 27 próximo.
Conforme adiantado por este CORREIO, a proposta feita ao atleta garante escola, fisioterapia, alimentação, nutricionista e equipe técnica, apenas o aluguel da residência fica por conta da família do garoto.
O adolescente, que recentemente completou 15 anos, se destaca nas especialidades de crawl e peito, em distâncias que variam de 50 a 100 metros e foi sua participação em um campeonato nacional que chamou a atenção do clube carioca.
Leia mais:Noan e o pai, Francisco Carlos de Oliveira Gonçalves, estiveram na sede do Correio de Carajás na tarde desta segunda-feira (20), para compartilhar a novidade.
“Graças a Deus nós fechamos o contrato e no ano de 2025 o Noan vai disputar o Campeonato Brasileiro e outras competições pelo Fluminense”, diz Francisco. Orgulhoso, o genitor explica que a temporada é de um ano, mas que a mira está apontada para a seletiva das Olimpíadas de 2028.
Na ida até a cidade maravilhosa, Noan terá a companhia do pai e da mãe, mas ela não vai durar muito tempo. O casal retorna para Marabá por conta de compromissos de trabalho e o garoto segue no RJ.
“Às vezes dá vontade de chorar quando lembro que ele vai para lá, mas é aquele negócio, é a trajetória dele, mas vamos ficar com saudades”, compartilha Francisco.
Esta é a primeira vez que a família viaja para o Rio de Janeiro e a expectativa de Noan está alta. “Vai ser algo totalmente diferente. Chegar lá e ver tudo, ver o local de treinamento, a cidade. É um pouco triste ficar longe da família, mas é pelo bem maior”, garante o jovem nadador.
Além de encarar uma rotina de treinamento diferente da que vivenciava em Marabá, no Rio de Janeiro, Noah vai iniciar uma nova etapa de sua vida acadêmica, pois vai iniciar o 1º ano do Ensino Médio. Em meio a tantas mudanças, uma certeza acalenta o coração do prodígio marabaense: independentemente de onde ele esteja, a família sempre irá torcer por ele.
“Nós agradecemos todo o apoio que o Noan recebeu até aqui. A Imprensa que sempre deu visibilidade para ele, todos os treinadores que ele teve e os amigos que nos ajudaram. Para onde ele for, sempre irá referenciar Marabá”, finaliza o pai orgulhoso.
HISTÓRICO
Imerso no mundo das competições desde 2018, a sua primeira participação foi aqui em mesmo em Marabá, cidade onde nasceu. No ano seguinte, Noan ultrapassou as fronteiras do Pará, indo disputar em águas tocantinenses, na cidade de Araguaína. Dois anos depois veio a federação pelo Clube do Remo.
O adolescente de 14 anos se destaca nas especialidades de crawl e peito, de 50 a 100 metros. Ele é reconhecido como o melhor nadador em sua categoria, liderando os 50 metros na modalidade peito, além dos 50 e 100 metros livres.
(Luciana Araújo)