Na tarde desta quinta-feira (2), a Polícia Civil do Estado do Pará, em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais, realizou a Operação Mula Preta, que prendeu Paulo Henrique de Souza, acusado de liderar uma organização criminosa envolvida em vários crimes, incluindo o homicídio de um jornalista e fraudes milionárias em licitações naquele estado. Paulo Henrique estava inscrito na Lista de Difusão Vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol, e é considerado o mandante de pelo menos quatro homicídios.
A ação conjunta das polícias resultou no cumprimento de quatro mandados de prisão expedidos contra ele, que já havia sido preso anteriormente, junto a outros membros da organização, durante a Operação Arena em Itabirinha (MG).
As investigações realizadas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/GVS) e pela Força Tarefa de Segurança Pública (FTSP/AP) apontaram que o acusado se homiziava na zona rural do município do Breu Branco, na região sudeste paraense, utilizando documentos falsos para operar sua empresa e participar de licitações na região.
Leia mais:Durante a prisão, foram encontrados vários documentos falsos, uma arma de fogo e munições, resultando na autuação em flagrante pelos crimes de uso de documento falso e posse ilegal de arma de fogo e munições. A ação conjunta das polícias teve como objetivo desarticular uma organização criminosa que vinha aterrorizando a população e colocando em risco a segurança pública. (Com informações da Polícia Civil do Pará)