Correio de Carajás

Procon promove Mutirão de Renegociação de Dívidas no Dia do Consumidor

Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta quinta-feira (15), o Procon de Parauapebas realiza o II Mutirão de Renegociação de Dívidas, que segue até a próxima sexta-feira, 16. Nos dois dias do evento, os consumidores poderão fazer a renegociação de débitos e também fazer encaminhamentos de outras demandas.

O mutirão começa nesta quinta-feira, no horário de 9 às 16 horas, no plenário da Câmara Municipal, no Bairro Beira Rio. Segundo Mariana Rodrigues, da coordenação do Procon de Parauapebas, o Brasil tem um dos melhores Códigos de Defesa do Consumidor do mundo, mas ainda há muitos avanços a serem promovidos.

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Ela observa que essa data, instituída em 1962 pelo ex-presidente americano Jhon Kennedy, não visa fomentar somente as vendas no comércio, mas sim ampliar a conscientização dos consumidores quantos aos seus direitos, garantidos no artigo 5º da Constituição Federal, como um direito fundamental.

“É um direito fundamental do consumidor receber informação, ser ouvido e escolher, coisas que muitas vezes, infelizmente, o fornecedor descumpre”, frisa a coordenadora. Quanto ao mutirão, ela ressalta que o Procon está realizando a segunda edição por conta do grande sucesso do ano passado, quando foram atendidos mais de 300 consumidores. Ela esclarece que os atendimentos serão por senha e setorizados para facilitar e agilizar o processo.

“Isso agiliza o encaminhamento da pessoa para o setor que irá resolver a sua negociação”, detalha Mariana. Ela ressalta que, infelizmente, nem todas as empresas do município aderiram ao mutirão. Nesse caso, os consumidores que tiverem demandas com empresas que não estão no mutirão deveram procurar a sede do Procon para fazer a sua reclamação.

No mutirão de negociação, segundo a coordenadora do Procon, estarão empresas filiadas à Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), que também vai estar dando atendimento na Câmara, de forma gratuita, de consulta ao SPC e Serasa. Além delas, estarão com atendimento no local a Celpa, Saaep, loteamentos Nova Carajás e Buriti, assim como os bancos do Estado do Pará (Banpará), Caixa Econômica Federal (CEF), Basa e Bradesco.

No caso dos bancos, explica Mariana, como eles não têm como montar o sistema no local, será dado o encaminhamento e o consumidor tem até sete dias, após o mutirão, para procurar as agências, recebendo atendimento prioritário, para fazer a renegociação. (Tina Santos)

 

Foto: Divulgação

Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta quinta-feira (15), o Procon de Parauapebas realiza o II Mutirão de Renegociação de Dívidas, que segue até a próxima sexta-feira, 16. Nos dois dias do evento, os consumidores poderão fazer a renegociação de débitos e também fazer encaminhamentos de outras demandas.

O mutirão começa nesta quinta-feira, no horário de 9 às 16 horas, no plenário da Câmara Municipal, no Bairro Beira Rio. Segundo Mariana Rodrigues, da coordenação do Procon de Parauapebas, o Brasil tem um dos melhores Códigos de Defesa do Consumidor do mundo, mas ainda há muitos avanços a serem promovidos.

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Ela observa que essa data, instituída em 1962 pelo ex-presidente americano Jhon Kennedy, não visa fomentar somente as vendas no comércio, mas sim ampliar a conscientização dos consumidores quantos aos seus direitos, garantidos no artigo 5º da Constituição Federal, como um direito fundamental.

“É um direito fundamental do consumidor receber informação, ser ouvido e escolher, coisas que muitas vezes, infelizmente, o fornecedor descumpre”, frisa a coordenadora. Quanto ao mutirão, ela ressalta que o Procon está realizando a segunda edição por conta do grande sucesso do ano passado, quando foram atendidos mais de 300 consumidores. Ela esclarece que os atendimentos serão por senha e setorizados para facilitar e agilizar o processo.

“Isso agiliza o encaminhamento da pessoa para o setor que irá resolver a sua negociação”, detalha Mariana. Ela ressalta que, infelizmente, nem todas as empresas do município aderiram ao mutirão. Nesse caso, os consumidores que tiverem demandas com empresas que não estão no mutirão deveram procurar a sede do Procon para fazer a sua reclamação.

No mutirão de negociação, segundo a coordenadora do Procon, estarão empresas filiadas à Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), que também vai estar dando atendimento na Câmara, de forma gratuita, de consulta ao SPC e Serasa. Além delas, estarão com atendimento no local a Celpa, Saaep, loteamentos Nova Carajás e Buriti, assim como os bancos do Estado do Pará (Banpará), Caixa Econômica Federal (CEF), Basa e Bradesco.

No caso dos bancos, explica Mariana, como eles não têm como montar o sistema no local, será dado o encaminhamento e o consumidor tem até sete dias, após o mutirão, para procurar as agências, recebendo atendimento prioritário, para fazer a renegociação. (Tina Santos)

 

Foto: Divulgação